Kinross e Secretaria de Cultura realizam ações em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico em Paracatu

Nesta 2ª feira, 17 de agosto, comemora-se o dia Nacional do Patrimônio Histórico. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Paracatu (MG) promoverá ação sobre o patrimônio local no centro histórico da cidade (foto). Haverá distribuição de materiais gráficos e roda de conversa virtual junto à agentes culturais e profissionais atuantes na preservação e reconhecimento do patrimônio histórico da cidade.

Tradicionalmente, a Secretaria realiza ações educativas para sensibilizar a população sobre a importância do reconhecimento e preservação do patrimônio histórico. Segundo o Secretário de Cultura e Turismo de Paracatu, Isac Arruda, a ideia é “convidar a todos para estarem conosco e participarem das ações desse dia, para que possamos realmente conhecer mais sobre o patrimônio e aprendermos a amá-lo e, juntos, podermos preservar a nossa cidade. Quem ama, cuida e para isso, precisamos conhecer um pouco mais sobre o nosso patrimônio”.

Serão distribuídos nas casas do centro histórico, 50 kits de materiais com informações e histórias sobre os patrimônios materiais e imateriais de Paracatu. Em alguns desses kits, serão entregues também duas quitandas cujos modos de fazer foram registrados como patrimônios da cidade – o pão de queijo e a empadinha – oferecendo visibilidade à história da cidade e valorização a esses elementos culturais.

Às 17 horas, haverá ainda uma Roda de Conversa Especial do Dia do Patrimônio Histórico, junto a importantes agentes e profissionais que atuam pelo reconhecimento e preservação do patrimônio da cidade que contarão sobre suas visões e relações com a preservação da história e cultura local. O evento conta com a participação de: Isac Costa, Secretário de Cultura e Turismo, Ana Cunha, Diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross, Helen Ulhôa, historiadora e presidenta da Academia de Letras de Paracatu, Christiane Pereira, condutora de turismo e integrante da GuiasTur e Kayllane Santos, integrante da Rede de Cultura e Protagonismo Juvenil. A conversa faz parte do Eixo Cultura do Programa Integrar Contra a Covid-19: Força-Tarefa, realizado pela Kinross em parceria com a ONG Associação Imagem Comunitária (AIC).

O encontro é online, gratuito e aberto ao público. Para acompanhar e participar da roda de conversa, acesse o Google Meets por meio do link:  https://meet.google.com/wvp-kewa-xdf

Paracatu e o patrimônio histórico

Paracatu é a única cidade histórica do noroeste mineiro reconhecida pelo IPHAN e uma das 21 cidades com esse título em toda região sudeste. O centro histórico é tombado desde 2012 e fazem parte desse conjunto protegido 230 imóveis, dentre os quais estão as igrejas Matriz de Santo Antônio e Nossa Senhora do Rosário. A cidade foi historicamente um importante centro de formação e integração de diversas regiões brasileiras, ponto de convergência entre litorais e sertões.

A cidade também possui um rico patrimônio imaterial, sobretudo ligado aos fazeres tradicionais das quitandas, como o pão de queijo sem escalda, característico da cidade, a empadinha de pele fina e a rapadura. Há também muitas outras tradições, como nas artes em palha, bordados, bonecas de pano, entre outros.

Sobre o Programa Integrar Contra a Covid-19

Com objetivo de somar esforços à comunidade paracatuense no enfrentamento à pandemia causada pelo novo coronavírus e aos seus impactos nos processos educacionais, culturais, econômicos e ambientais no município, a Kinross Paracatu trouxe para o município o Programa Integrar Contra a Covid-19 com apoio da ONG Associação Imagem Comunitária (AIC). Após a realização de um diagnóstico com as principais lideranças da cidade, um amplo projeto foi desenhado com o objetivo de diálogo e a articulação entre as diversas entidades da sociedade civil, poder público e iniciativa privada da cidade para potencializar iniciativas de enfrentamento à pandemia já existentes, bem como criar novas soluções e oportunidades de aliança.

Acompanhe as demais ações do Programa em www.integrarcontracovid.com.br

Serviço Ações de comemoração do Dia do Patrimônio Histórico em Paracatu:
Distribuição de kits sobre o Patrimônio Histórico de Paracatu
Onde: Centro Histórico | Quando: 17/08/2020 às 9h
Contato: Larissa Bráulio – 38 99804-0412

Roda de Conversa do Dia do Patrimônio Histórico
Onde: Google Meets     https://meet.google.com/wvp-kewa-xdf
Quando: 17/08/2020 às 17h
Contato: Ângelo Franco – 31  98435 9237

0
0