De portas abertas: Kinross espera receber mais 1000 visitas em sua planta até o final de 2018

Programa “Por Dentro da Kinross” convida comunidade para conhecer as operações da empresa
Kinross espera receber mais 1000 visitas em sua planta até o final de 2018
Kinross espera receber mais 1000 visitantes em sua planta até o final de 2018 – crédito: divulgação

Os moradores de Paracatu que têm curiosidade sobre o funcionamento da mina, da barragem de rejeitos e de outros setores da Kinross podem conhecer as operações de perto, por meio do programa “Por Dentro da Kinross”. A iniciativa visa proporcionar a integração da mineradora com a comunidade de Paracatu e oferece visitas guiadas às instalações da empresa abertas a toda a população.

O programa já funciona há alguns anos com visitas do público acadêmico, sempre às quartas-feiras. Desde o início de 2018, o “Por Dentro da Kinross” passou a receber a comunidade paracatuense aos sábados, com o objetivo de apresentar aos moradores as operações da empresa e tirar dúvidas dos processos, como desmonte de rocha e barragens. A companhia espera receber pelo menos 1000 visitantes até o final de 2018, um aumento de 10% em relação ao ano anterior.

O roteiro começa na Casa Kinross, um espaço idealizado pela Kinross, inaugurado em 2017, que resgata a história de Paracatu e como o ciclo do ouro faz parte desse contexto. Depois, a turma de visitantes segue para o site da Kinross e começam pela barragem de rejeitos, um dos locais mais pedidos pelos interessados. A visita inclui também o laboratório de solo e o simulador de máquinas pesadas, quando os participantes têm a oportunidade de sentir de perto como é pilotar os caminhões utilizados na operação. Para finalizar, os visitantes conhecem a mina da empresa, uma das maiores minas a céu aberto da América Latina.

Para Ciula Galo, esposa de um dos funcionários da empresa, a visita acrescentou conhecimento técnico e ao mesmo tempo trouxe memórias de infância: “Eu tinha 11 anos na primeira vez que visitei uma mina, porque meu pai era motorista de caminhão em uma mineradora no Pará. Agora, eu trouxe meus filhos, Igor e Bernardo, para conhecer o local de trabalho do pai deles”. Aos sete anos, Bernardo já fala em seguir os passos do pai, Ricardo Galo, que é Chefe do Departamento de Operações de Mina: “Eu gostei muito de conhecer a barragem, não sabia que era tão grande, e eu quero trabalhar lá quando crescer”, conta.

As turmas de escolas, universidades e cursos técnicos que vão às quartas-feiras presenciam também o momento do desmonte de rocha, que só acontece em dias de semana, em respeito a um acordo com a comunidade de Paracatu.

De acordo com Ana Cunha gerente sênior de Comunicação e Relacionamento com Comunidades da Kinross, o programa valoriza o diálogo com a comunidade e é uma oportunidade de demonstrar as boas práticas realizadas na planta. “Ao abrir os espaços para os moradores e estudantes, a empresa cria um canal de troca de informações e amplia o conhecimento das pessoas sobre o funcionamento das nossas operações”, afirma.

Para se inscrever para as visitas de sábado do “Por Dentro da Kinross”, os interessados deverão enviar e-mail para casa.kinross@kinross.com, especificando “visita guiada” no campo assunto, e nome, idade, número do RG, telefone de contato e a data desejada no corpo da mensagem. A próxima turma será no dia 24 de novembro.

0
0