Kivikolmio Oy britou mais de 2 milhões de toneladas métricas de asfalto e concreto com equipamento da Metso

A companhia finlandesa usa plantas de impacto montadas sobre esteiras Lokotrack LT1315

A maior companhia de britagem para reciclagem da Finlândia, Kivikolmio Oy, parte da Kuusakoski Recycling, foca em asfalto de primeira qualidade e processamento de resíduos de demolição. A empresa oferece serviços de empreitada para britagem e peneiramento de asfalto e concreto usando cinco plantas de impacto móveis através da Finlândia.

“Nossa recentemente adquirida Lokotrack® LT1213S™ teve um início promissor – até melhor do que nós pensávamos. Usando esta planta moderna, equipada com um britador de impacto e peneira, nós somos capazes de atender à necessidade crescente de britagem para reciclagem”, conta o diretor Administrativo Kivikolmio Oy, Mika Hiironen. Segundo ele, “além da quantidade, a qualidade elevada e constante é nosso suporte principal na britagem para reciclagem de asfalto e concreto. Qualidade é o que nos possibilita garantir a nossos clientes finais uma reutilização eficiente e diversa de materiais reciclados”.

Desde 2008, a Kivikolmio Oy tem usado plantas de impacto montadas sobre esteiras Lokotrack LT1315 da Metso, líder mundial nos setores de mineração, agregados, reciclagem, petróleo, gás, celulose, papel e indústrias de processos, que britaram em conjunto mais de 2 milhões de toneladas métricas de asfalto e concreto. A capacidade horária de britagem para reciclagem tem variado entre 100 e 180 toneladas métricas.

Segundo o executivo, a excelente transportabilidade da planta determinou a decisão para o downgrade para a próxima categoria menor de plantas de impacto da Metso: “Apesar de incluir uma peneira, a LT1213S é fácil de transportar sem precisar ser desmantelada. Selecionamos a Metso como fornecedora baseados nas experiências positivas anteriores. Também confiamos na manutenção oferecida pela fabricante finlandesa”, afirma Hiironen.

A Kivikolmio Oy conseguiu atingir uma capacidade horária de cerca de 170 toneladas durante seus primeiros poucos dias de uso da nova planta de impacto LT1213S da Metso para britagem e peneiramento de asfalto em circuito fechado. As extensões da tremonha de alimentação e as esteiras transportadoras laterais se dobram hidraulicamente, o que torna mais rápida a preparação para o transporte. “Economizamos no mínimo uma carga de caminhão plataforma por transporte, o que gera uma economia considerável durante o ano”, destaca.

A Kivikolmio Oy tem um acordo plurianual com a NCC Industry para britar asfalto reciclado em oito locais diferentes nas regiões sul e central da Finlândia. O primeiro trabalho da planta LT1213S, aproximadamente 60 mil toneladas de asfalto, foi iniciado no final de abril em Nokia na pedreira Myllypuro. As experiências iniciais foram muito positivas.

“Britamos e peneiramos asfalto para a NCC para uma classificação de 0–16 mm para reciclagem. Logo nos primeiros dias já atingimos uma capacidade horária de cerca de 170 toneladas e nos melhores dias 2.400 toneladas, apesar de ainda estarmos no processo de ajuste fino da máquina”, diz Hiironen.

Com a nova Lokotrack trabalhando em circuito fechado, o transbordamento da peneira – aproximadamente um terço do fluxo de material – é enviado de volta para o britador por uma esteira transportadora de retorno. Ao longo dos primeiros poucos dias, o consumo de combustível foi de aproximadamente 40 litros por hora. O módulo de peneiramento da máquina é uma peneira vibratória linear dupla tipo banana de deck único série DS com malha de aço de 22 mm no topo e malha inferior de aço de 20 mm.

A Kivikolmio usa martelos martensíticos tipo Xwin da Metso para britagem para reciclagem. A meta é britar cerca de 40 mil toneladas usando um conjunto de martelos. Na LT1213S, o espaçamento entre o martelo e a placa rompedora é ajustado hidraulicamente.

“Vamos obter mais dados de consumo e desgaste específico conforme formos capazes de fazer o ajuste fino das configurações do britador. Além disso, a abrasividade do asfalto reciclado varia significativamente de um local de trabalho para outro”, explica Hiironen. “O objetivo é usar a LT1213S para britar aproximadamente 200 mil toneladas este ano, das quais metade é asfalto e metade concreto. Também investimos em qualidade quando se trata de concreto. Nós nos preocupamos com todas as necessidades de britagem de concreto da Rudus que a companhia comercializa com a marca Betorock.”

Controle de qualidade rigoroso em asfalto reciclado

A renovada planta de asfalto começou a produzir na pedreira Myllypuro da NCC no início de maio, a qual tem a capacidade de 300 toneladas por hora. A planta fornece asfalto remisturado para áreas que requerem pavimentação na região de Pirkanmaa.

“Nós monitoramos continuamente a qualidade do asfalto reciclado britado e peneirado. Colhemos semanalmente amostras que analisamos em nosso laboratório próprio em Raisio. A quantidade de material reciclado adicionado a uma nova mistura de asfalto varia de acordo com os requisitos do cliente”, diz o supervisor da NCC Industry, Jouni Hakunti.

0
0