Legado Verdes do Cerrado, da CBA, e Corpo de Bombeiros de Niquelândia realizam campanha para combate a incêndios no Cerrado

Parceria firmada contempla palestras educativas nas escolas e treinamento para produtores rurais e comunidade

O Legado Verdes do Cerrado, maior área protegida do bioma no país de propriedade da CBA (Companhia Brasileira de Alumínio), desenvolve mais uma iniciativa voltada à conservação e conscientização ambiental em Niquelândia (GO): a campanha “Cerrado Vivo”, que tem como objetivo engajar a comunidade local a prevenir incêndios florestais na região. As ações serão promovidas por meio de um termo de cooperação firmado entre o Legado e o Corpo de Bombeiros, com a realização de palestras educativas, além de cursos e oficinas abertas à comunidade.

Segundo o gerente do Legado Verdes do Cerrado, Reginaldo Gratão, a motivação para fazer parceria com o Corpo de Bombeiros foi a quantidade de registros de incêndios florestais em Niquelândia. “O município sofre há anos com queimadas em suas matas. Durante o ano de 2017, infelizmente, fomos o município com maior índice de focos de incêndio em Goiás. Esta campanha, portanto, visa reduzir a perda de biodiversidade do Cerrado causada pelo fogo descontrolado”, disse Reginaldo.

A campanha contempla palestras de conscientização ambiental para sensibilizar alunos de escolas da zona urbana e rural a prevenir a incidência de queimadas. As palestras também são abertas à comunidade. A campanha também contempla um treinamento básico de manejo do fogo e queima controlada da vegetação, e uma oficina de abafadores para ensinar os participantes a produzirem equipamentos para combater incêndios. A oficina será oferecida gratuitamente no Legado Verdes do Cerrado para fazendeiros e produtores rurais que já participam do Projeto de Recuperação de Nascentes realizado pelo Legado, e para a comunidade em geral.

Além de fornecer espaço para as atividades, o Legado produzirá e distribuirá, durante toda a campanha, cartilhas educativas e equipamentos para a realização do treinamento e da oficina.  “Acreditamos que atuando junto com o Corpo de Bombeiros conseguiremos amenizar a situação, beneficiando não só a área do Legado como todo o município, porque evitaremos que animais e plantas sejam extintos, além de melhorar qualidade do ar, o que, consequentemente, reduz os problemas respiratórios para a população”, acrescentou Reginaldo Gratão.

Para mais informações sobre a participação na oficina e treinamento, o contato é através dos telefones 193 e/ou (62)3354-6060.

Cronograma da palestra nas escolas:

DataHorárioEscola
14/069hEscola Municipal São José
15/0609hColégio Estadual Professor Joaquim Francisco Santiago
15/0614hEscola Municipal Padre Valentim Rodrigues
18/069hEscola Municipal Joana Rodrigues de Freitas
18/0614hColégio Estadual Paulo Francisco da Silva
19/069hCentro Municipal de Educação Infantil Professora Maria Aparecida de Miranda
19/0614hCentro Municipal de Ensino Menino Jesus
20/069hCentro Municipal de Ensino Criança Feliz
20/0614hColégio Polivalente
21/069hColégio Estadual Paulo Francisco da Silva
21/0614hColégio Estadual Thomaz Adorno
22/069hEscola Municipal José de Alencar
22/0614hEscola Municipal José de Alencar
0
0