Melhores técnicas de desmonte de rochas com explosivos serão apresentadas em minicurso na EXPOSIBRAM 2019

Programação contará com a participação de Paul N. Worsey, apresentador da série “Os Detonadores”, do Discovery Chanel

A programação da edição 2019 da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM) contará com um minicurso sobre a utilização de explosivos na mineração. Programado para os dias 10 e 11 de setembro de 2019, das 9h às 16h, o curso reunirá dois grandes nomes do setor de explosivos: o professor e apresentador da série “Os Detonadores”, do Discovery Chanel, Paul N. Worsey, e o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e diretor da ISEE – International Society of Explosives Engineers na América Latina, Enrique Munaretti.

Os dois palestrantes do curso possuem vasta experiência acadêmica e também na indústria e formataram uma programação que, embora tenha uma base teórica, é voltada especialmente para a aplicação na indústria. Para Munaretti, discutir esse assunto na EXPOSIBRAM “é uma excelente maneira de internacionalizar o setor brasileiro de explosivos, capacitar nossos técnicos e, principalmente, mostrar para todo o mundo nosso potencial”. “Nosso foco é mostrar as aplicações e problemas reais por meio de estudos de casos. Vamos mostrar as principais novidades do setor e, principalmente, dividir nossa experiência com os participantes”, explica Munaretti.

Entre os assuntos abordados na programação do minicurso estão os principais explosivos utilizados no Brasil e internacionalmente, as técnicas de perfuração mais modernas e as tendências do futuro. “Apresentaremos as novidades que estão sendo aplicadas em diferentes países em relação à instrumentação e monitoramento. Além disso, detalharemos a importância do conhecimento de geologia para aumentar a qualidade do desmonte com uso de explosivos”, explica.

Também serão abordadas as principais soluções para aumentar a eficácia das detonações e as ferramentas de controles ambientais, que envolvem monitoramentos sísmicos, de ruídos e de ultralançamento. “O Brasil precisa adotar as melhores práticas internacionais. Trabalhamos constantemente para que o País evolua, se modernize e se torne cada vez mais produtivo e eficiente no uso de explosivos”, pontua o professor.

Munaretti explica ainda que a utilização de explosivos precisa ser tratada como uma ciência, e não como uma “arte cheia de mistérios”, como acontece muitas vezes. “Usar explosivos para desmonte de rochas é a base da mineração. É uma ferramenta extremamente eficiente, produtiva e segura, desde que utilizada com as técnicas corretas”, garante.

Patrocínios:

Até o momento a EXPOSIBRAM conta com o patrocínio de: Nexa (diamante) Vale (diamante), Anglo American (ouro), AngloGold Ashanti (ouro), Mosaic Fertilizantes (ouro), Kinross (prata), Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (bronze), Geosol (Bronze),  Gerdau (bronze) e Taboca (bronze).

Serviço:

Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM)
Data: 9 a 12 de setembro de 2019
Local: Belo Horizonte (MG)
Mais informações: www.portaldamineracao.com.br/exposibram
Secretaria Executiva: (31) 3444 – 4794

 

Clique abaixo e confira outra notícia sobre a EXPOSIBRAM:

EXPOSIBRAM oferece minicurso sobre os aspectos jurídicos da CFEM

0
0