Mineração brasileira dá início ao seu processo de transformação

A mineração brasileira pretende passar por um processo de transformação em todos os seus processos, de modo a transmitir mais segurança e confiança à sociedade. É um movimento que está sendo discutido e elaborado em conjunto pelas mineradoras, sob coordenação do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).

Foi com este objetivo que cerca de 200 profissionais das empresas, especialistas em 13 áreas relacionadas à atividade minerária, se reuniram para participar do seminário ”Construindo o Futuro da Mineração no Brasil”, realizado pelo Instituto, com apoio técnico da Fundação Dom Cabral, em Nova Lima (MG), de 6 a 8 de agosto.

Neste encontro, os especialistas estabeleceram sugestões de medidas que, após novas deliberações internas, poderão vir a ser tomadas pelo setor mineral no curto, médio e longo prazo.

Segundo o Instituto, a indústria minerária quer se mostrar plenamente comprometida com o objetivo de passar por uma significativa transformação em seus processos e na forma como se relaciona com os públicos, bem como em seu posicionamento institucional, enquanto ator influente sob os aspectos socioeconômico e ambiental. A mineração se compromete a ouvir muito mais todas as vozes dispostas a se manifestar sobre sua realidade e seu futuro no Brasil; está disponível, aberta e comprometida em mudar.

Seminário ”Construindo o Futuro da Mineração no Brasil” – crédito: divulgação
Seminário ”Construindo o Futuro da Mineração no Brasil” – crédito: divulgação
1
1