Mineração Rio do Norte é a nova empresa associada ao Mining Hub

Representantes da cadeia produtiva da mineração, pesquisadores, jovens empreendedores e investidores estão reunidos em uma importante iniciativa de inovação aberta e tecnologia, o Mining Hub, o primeiro hub de mineração do mundo. Entre as recentes associações está a da Mineração Rio do Norte (MRN) que, a partir de agora, integra o grupo de mais de vinte empresas em busca de soluções para transformar e desenvolver o setor.

Lançado em janeiro de 2019, o Mining Hub tem como objetivo gerar e compartilhar conhecimento, apresentando soluções para os principais desafios do setor no Brasil. Para isso, conta com a parceria do Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM.

Ao aderir ao projeto, a MRN reforça o seu compromisso na busca de formas inovadoras de operar, reduzindo custos e despesas, gerando receita e fomentando impactos sociais e ambientais positivos. Atualmente a empresa está em fase de definição de quais desafios serão lançados em 2020.

Por meio do programa M-START, mineradoras e iniciativas de inovação aplicada como startups, projetos acadêmicos e empresas de base tecnológica se conectam para alavancar negócios e desenvolver planos de atuação em áreas como Desenvolvimento Social; Segurança e Saúde Operacional; Gestão de Rejeitos; Gestão de Água; Fontes de Energia Alternativa e Eficiência Operacional.

O trabalho tem início com a identificação dos principais desafios em comum das empresas, dentro das seis temáticas, para começar a prospecção de soluções. Em seguida, é lançado um edital público para seleção de projetos e os especialistas das empresas responsáveis pelos desafios selecionam os mais atrativos .

A terceira etapa é o Bootcamp, onde as equipes selecionadas trabalham em conjunto com as do Mining Hub e empresa madrinha, visando a construção de um plano para implantação da prova de conceito (POC) da solução. Depois, caso o plano de implantação seja aprovado no Bootcamp, inicia-se o desenvolvimento do projeto. Após cinco meses os resultados são apurados e compartilhados para os demais atores do Mining Hub.

O Mining Hub reúne mais de vinte mineradoras, como a MRN e algumas de suas acionistas (Alcoa, CBA e Vale), além de empresas da cadeia de fornecedores.

1
0