Mineração Usiminas é uma das vencedoras do 22º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica

A Mineração Usiminas (Musa) é uma das empresas vencedoras do 22º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira, organizado pela Revista Minérios & Minerales. Com o trabalho “Uso de Amido de Mandioca como Depressor na Flotação de Minério de Ferro”, a Musa foi premiada na categoria Processos.

O trabalho, conduzido pelo gerente de Beneficiamento, André Nogueira, teve a participação dos colaboradores Isac Alves, Yago Diniz, Wagner Nunes e Gilberto Martinho.

A equipe começou as pesquisas com o intuito de desenvolver novos fornecedores e produtos, buscando a otimização do processo de flotação. Os resultados alcançados, de acordo com o técnico de processos Yago Diniz, superaram a expectativa. “Após os estudos e testes para aplicação em escala industrial, o amido de mandioca tornou-se o depressor oficial, proporcionando melhor qualidade do concentrado e maior rendimento mássico”, comenta.

Para Yago, ver a Musa entre as ganhadoras desta edição do Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira é uma grande satisfação. “Foi muito importante participar desse projeto, iniciado há dois anos. Recebemos muito incentivo e apoio técnico da empresa para seguir adiante, o que contribuiu imensamente com nosso crescimento profissional”, afirma.

O gerente de Beneficiamento, André Nogueira, destaca que a premiação significa o reconhecimento, a valorização do empenho da equipe envolvida. “A partir dos investimentos da Musa e do estímulo ao desempenho dos colaboradores, conseguimos mais uma vez inovar”, fala.

A premiação

Neste ano, 40 mineradoras de todo o país inscreveram 91 projetos, que foram avaliados por júri composto por especialistas da área. A premiação tem o objetivo de valorizar e compartilhar iniciativas que são inovadoras para o setor mineral do Brasil. São diversas categorias premiadas, dentre elas processos, metalurgia, geotecnia, segurança, gestão, manutenção e meio ambiente.

2
-1