Mining Hub: ABGI promove workshop sobre recursos e linhas de fomento para inovação

Inovação
Workshop sobre recursos e linhas de fomento para inovação – crédito: divulgação

Na tarde da última sexta-feira (22.2) o Mining Hub, o Hub da Mineração, recebeu representantes da ABGI para uma apresentação sobre gestão de projetos, pesquisa e desenvolvimento no Brasil. O evento ocorreu na sede do espaço colaborativo dedicado ao desenvolvimento de inovações para a indústria de mineração, em Belo Horizonte (MG).

Durante a palestra foi apresentado um panorama dos recursos financeiros para inovação e  o cenário atual de como a política nacional de ciência, tecnologia e inovação tem estimulado a inovação no País. Além disso, também foi exibido um estudo de como avaliar a melhor localização para atividades de pesquisa e desenvolvimento nacional.

Iniciativa apoiada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), o Mining Hub, reúne mineradoras, fornecedores, empreendedores, startups, pesquisadores, entre outros. O projeto tem o objetivo de conectar os envolvidos para, inicialmente, estimular o desenvolvimento conjunto de soluções aos desafios das áreas de: eficiência operacional, fontes de energia renovável, gestão de água, gestão de resíduos e rejeitos, bem como saúde e segurança ocupacional (SSO).

As mineradoras participantes são:  Alcoa, Anglo American, AngloGold Ashanti, ArcelorMittal, Bahia Mineração, Bemisa, CBMM, CMOC, CSN, Ferrous, Gerdau, Kinross, J. Mendes, LGA Mineração e Siderurgia, Mineração Morro Verde, Nexa Resources, RHI Magnesita, Samarco, Mineração Usiminas, Vale e Yamana Gold.

Além das mineradoras, empresas da cadeia de fornecedores também participam do Hub da Mineração: Clariant, Haver & Boecker,IHM Stefanini, ISQ, Klueber, Lots Group, Outotec, Petronas.

 

 

0
0