Mining Hub: startups apresentam soluções desenvolvidas para o setor mineral

Sete startups apresentaram suas provas de conceito (POCs) no ‘demoday’ realizado na tarde de 3 de junho pelo Mining Hub – www.mininghub.com.br –, espaço de inovação aberta para o setor mineral. Elas desenvolveram soluções nos últimos seis meses após participarem do ciclo 3 do programa de startups do hub, chamado M-Start. Este é o programa do Mining Hub que tem como foco desenvolver soluções para os desafios comuns selecionados pelas empresas associadas ao Mining Hub por meio das POCs.

Este ciclo, encerrado com o demoday, recebeu mais de 190 inscrições para o desenvolvimento de soluções relacionados a 15 desafios. O evento foi transmitido via web pelo Mining Hub e teve audiência de centenas de pessoas. O evento foi gravado e pode ser acessado no canal Youtube do Mining Hub – https://www.youtube.com/channel/UCnTaII9iPtfzUPkmmUhXYgw.

A partir de agora, as soluções das startups poderão ser contratadas por qualquer mineradora ou empresa de outros setores.

O Mining Hub foi lançado em janeiro de 2019. Tem a Neo Ventures como aceleradora corporativa e conta com apoio do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). “Fico feliz que a maioria das centenas de pessoas assistindo o evento não pertencem ao setor da mineração. Isso é bom porque temos que falar para os outros setores e não apenas para nós mesmos. Temos que falar mais com os jovens, e que as startups, os fornecedores do setor e as mineradoras avancem para mudar a cara do setor”, disse Flávio Penido, diretor-presidente do IBRAM, na abertura da transmissão on-line. Segundo ele, o Mining Hub “é um projeto de sucesso e vai continuar um sucesso absoluto nesta e nas próximas demonstrações”.

“O ciclo 3 sempre será lembrado porque tivemos que inovar em nossa forma de agir, em razão das limitações impostas pela pandemia”, disse Cláudia Diniz, diretora executiva do Mining Hub. “Estamos cada vez mais confiantes no cumprimento de nosso papel de influenciar a mudança de cultura da mineração. E para isso o IBRAM continua sendo um parceiro muito importante. Temos certeza que nos próximos ciclos, nos programas e nas ações teremos resultados mais positivos ainda”, afirmou.


Conheça as startups e as mineradoras apoiadoras do ciclo 3

As sete startups receberam apoio de seis mineradoras-madrinhas: Anglo American, Bemisa, CSN, Kinross (apoiou duas startups), Samarco e Vale. As sete startups e soluções são as seguintes:

Mineradora-madrinha: Anglo American
Beyond Mining – previsão de nível de pressão sonora

Mineradora-madrinha: Bemisa
Optive – otimizar gestão de estoque de produto

Mineradora-madrinha: CSN
I9 Mining – alternativas para o rejeito filtrado

Mineradora-madrinha: Kinross
Hitemp – gestão de comunicação e relatório diário de obras
Tamboro – desenvolver pessoas, de forma inclusiva, para as novas habilidades do milênio

Mineradora-madrinha: Samarco
Geolabor – controle geotécnico de pilhas de rejeito

Mineradora-madrinha: Vale
M&S Industrial – detecção de emissão visível

Ciclo 4 – temáticas

O ciclo 4 do M-Star já está em andamento e as inscrições podem ser feitas neste link https://gust.com/programs/m-star-ciclo-4. As temáticas foram definidas em conjunto com as mineradoras, e vão de acordo com as necessidades de inovar em cada item abordado. Dentro das temáticas, foram elencados os desafios levantados em workshops. A seguir estão listados os desafios do Ciclo 4:

Eficiência operacional; fontes de energia alternativa; gestão de água; gestão de rejeitos e resíduos; saúde e segurança operacional; desenvolvimento social.

Mineradoras associadas ao Mining Hub

Alcoa, Anglo American, AngloGold,  ArcelorMittal, Bemisa, CBA, CBMM, CSN, Gerdau, J.Mendes, Jaguar Mining, Kinross, Largo Resources, Lundin Mining, Mineração Rio do Norte, Mineração Morro do Ipê, Morro Verde, Nexa, RHI Magnesita, Samarco, Usiminas, Vale e Yamana Gold

Fornecedores associados ao Mining Hub

Accenture, Construtora Barbosa Mello, Clariant, EY, Haver & Boecker, Hilti, Honeywell, Inmarsat, ISQ, Kluber, Lhoist, Martin Engineering, Metso, Outotec, Petronas, Sascar, SGS Geosol, Sotreq, ThermoFisher, Thyssenkrupp, Vulkan

Sobre o Mining Hub

Somos uma iniciativa de Inovação Aberta que busca soluções para os desafios comuns do setor, integrando mineradoras, fornecedores, startups, pesquisadores e investidores, gerando oportunidades e conexões para diferentes atores da mineração.

Influenciamos o futuro da cadeia e do setor, buscando alternativas de forma integrada. Propomos atuar como agente de mudança contribuindo para transformação de cultura e reputação do setor. Se você enxerga valor nas conexões do Mining Hub, venha fazer parte do nosso espaço e esteja perto dos maiores desafios e das oportunidades de mudança do setor.

1
0