Mobilização popular marca campanha de apoio à Etapa 3 da Anglo American


Onda de apoio à Etapa 3 do sistema Minas-Rio – Crédito: Divulgação 

O ano de 2018 começou a todo vapor na Anglo American. Uma onda de apoio à Etapa 3 do sistema Minas-Rio invadiu as mídias sociais em forma de fotos, vídeos e posts espontâneos com a hashtag #Etapa3EuApoio. A campanha #Etapa3EuApoio foi lançada em janeiro como forma de envolver os funcionários e demonstrar seu apoio pela obtenção das licenças Prévia e de Instalação (LP + LI) da Etapa 3 do Sistema Minas-Rio. Mas também extrapolou os muros da empresa e mobilizou fornecedores, empresários locais e comunidade pela continuidade da operação em Conceição do Mato Dentro.

Chamadas a participar, as pessoas logo passaram a fazer manifestações surpreendentes, seja por meio de textos, fotos ou vídeos. Tais posicionamentos encontraram a adesão de muitos outros, e, na rede virtual, a campanha viralizou.

No Facebook, o layout exclusivo criado pela empresa para que os usuários pudessem adicionar o tema da campanha às suas imagens de perfil mobilizou mais de 800 pessoas. Centenas de publicações espontâneas com a #EtapaEuApoio também foram encontradas no Instagram, Twitter e Facebook. Além dessas, outras postagens da campanha tiveram desempenho tão ou mais forte.

No dia 17 de janeiro, uma caminhada organizada espontaneamente pelos comerciantes de Conceição do Mato Dentro e região levou às ruas da cidade mais de 500 pessoas. Durante a manifestação pacífica, boa parte do comércio local fechou as portas para mostrar a importância da continuidade das atividades da empresa. No dia 22, mais de 1.200 empregados da Anglo American caminharam pelas ruas do município, gritando palavras de ordem a favor do empreendimento e carregando cartazes com frases como “Somos todos Conceição”, “A Anglo American somos nós”, “Continuidade do desenvolvimento da região” e “Nós conhecemos de perto, por isso apoiamos a Etapa 3.

Como parte da campanha, duas enormes bandeiras com a hashtag #Etapa3EuApoio foram estendidas em Belo Horizonte e Conceição do Mato Dentro (MG) para mostrar o apoio voluntário dos empregados à Etapa 3. A primeira, de 112 metros quadrados, foi estendida do alto do 25º andar do edifício-sede da Anglo American na capital mineira, ao lado de mais de 200 pessoas que trabalham na empresa. Na área da usina, em Conceição do Mato Dentro, um outro bandeirão de 420 metros quadrados foi erguido por mais de 500 empregados.


Voluntário dos empregados à Etapa 3 – Crédito: Divulgação

Licenciamento ambiental da Etapa 3

O engajamento de todos contribuiu para que o time de empregados da Anglo American se percebesse como parte fundamental do negócio. No dia 26 de janeiro, por 11 votos a um, a Anglo American conseguiu a aprovação do Parecer Único para o licenciamento ambiental da Etapa 3 do Minas-Rio.

O Parecer recomendou a concessão das Licenças Prévia e de Instalação (LP+LI), com base no Estudo de Impacto Ambiental e no Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) e em diversas anuências e autorizações emitidas por todos os órgãos competentes das esferas federal, estadual e municipais. Graças à robustez do processo, ao apoio das comunidades e empregados e ao aval de todas as autoridades competentes que emitiram pareceres e anuências favoráveis ao empreendimento. A aprovação das licenças viabiliza investimentos adicionais de cerca de R$ 1 bilhão e garante cerca de 4.800 empregos diretos e indiretos.

 Sobre a Anglo American

O Grupo Anglo American está presente no Brasil com a produção de níquel e minério de ferro, negócios que foram integrados em uma estrutura única em 2017. Com as operações de Barro Alto e Codemin, localizadas nas cidades de Barro Alto e Niquelândia (GO), produzimos ferroníquel. Por meio de um sistema integrado de logística, no Minas-Rio, produzimos minério de ferro a partir da mina e da usina localizadas em Alvorada de Minas e Conceição do Mato Dentro (MG). O minério é transportado por mineroduto até o terminal de minério de ferro do Porto de Açu, em São João da Barra (RJ), empreendimento que tem 50% de participação da Anglo American.  No dia 26 de janeiro de 2018, o Minas-Rio conquistou as licenças Prévia e de Implantação da Etapa 3, que permitirá à empresa alcançar a produção de 26,5 milhões de toneladas por ano.

A companhia conta com 3,3 mil empregados próprios no Brasil e outros 4 mil terceirizados. Juntos, eles formam uma força de trabalho que utiliza tecnologia de ponta para encontrar novos recursos, planejar e operar as minas. Esses profissionais também mineram, processam, transportam e comercializam os produtos para nossos clientes ao redor do mundo.

A Anglo American é uma mineradora global diversificada. Nosso portfólio tem alta competitividade e os recursos em desenvolvimento fornecem as matérias-primas para atender às crescentes demandas voltadas para o consumidor das economias desenvolvidas e em fase de desenvolvimento.

Como uma mineradora responsável, que tem em seu portfólio – diamantes (De Beers), cobre, platina e outros metais preciosos, além de, minério de ferro, carvão e níquel, somos guardiães de recursos naturais valiosos. Trabalhamos em conjunto com nossos parceiros e públicos de relacionamento para trazer valor de longo prazo para acionistas e também para os países onde operamos, gerando valor sustentável e fazendo a diferença real.

Mais informações sobre a empresa estão disponíveis no site www.angloamerican.com.br .

0
0