MRN amplia projeto de apoio à educação básica para comunidades do Alto Trombetas II

Mais de 80 alunos agora recebem material escolar e didático, uniformes, refeições e transporte

Jovens das comunidades do Alto Trombetas II, no município de Oriximiná, no Oeste do Pará, terão a oportunidade de cursar o ensino médio com a expansão do Projeto de Apoio à Educação Básica, que a Mineração Rio Norte (MRN) mantém com as comunidades quilombolas vizinhas da empresa. Coordenada pela equipe técnica de Relações Comunitárias da MRN, a ação é realizada desde 1997, quando o público-alvo inicial eram alunos da comunidade do Boa Vista. A partir deste ano, a iniciativa passa a ser ampliada para os moradores do Alto Trombetas II.

O projeto disponibiliza aos participantes uma educação de qualidade, a partir do ensino em tempo integral, e benefícios que contribuem para o sucesso dos resultados esperados. “O projeto oferece escola com condições reais de participação desses alunos, para que não haja evasão escolar e eles possam chegar ao fim de cada ano com a série concluída. Fornecemos material escolar, didático, uniformes, quatro refeições ao dia, além do transporte fluvial e terrestre, atendendo aos alunos com mais conforto e segurança”, relata Júlio Ferreira, analista de Relações Comunitárias da MRN e coordenador do projeto.

Os estudantes interessados em participar do projeto devem atender a dois critérios: Serem alunos egressos da rede pública e que seus pais ou responsáveis legais sejam moradores das comunidades do Boa Vista ou Alto Trombetas II. Segundo Ferreira, a ampliação do projeto atende à parceria firmada entre a MRN e a Associação dos Remanescentes de Quilombo do Alto Trombetas II (ACRQAT) com o propósito de garantir educação em nível de ensino médio para os estudantes destas comunidades. “Com a ampliação do projeto em 2020, o número de alunos atendidos passou de 50 para 82. O objetivo é apoiar a educação básica nas modalidades de ensino em que o sistema público não atende. No Boa Vista, o projeto atende o ensino fundamental II e médio e, no território do Alto Trombetas II, vamos atender o ensino médio”, comenta o coordenador.

O modelo de educação integral adotado pelo projeto garante a permanência dos alunos na escola, segundo Jean Rendeiro, diretor de Relacionamento do colégio Equipe e também coordenador deste projeto por esta instituição de ensino em Trombetas. “O projeto é inovador e essa realidade heterogênea é maravilhosa. Percebemos, no dia da integração dos alunos, que essa conexão é possível e vai ser um sucesso. Notamos a capacidade e o interesse de cada jovem ali presente em aprender mais”, avalia.

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