Necessidade das indústrias em oferecer segurança do trabalho e conforto aos funcionários é tema de palestra

Especialista abordará a ergonomia como forma de diminuir riscos de acidentes e lesões

Entre os dias 22 e 24 de maio será realizado o 3º Congresso Nacional Online Sobre NR12 (ConaNR12), um evento gratuito que contará com palestras sobre as aplicações da NR12 na indústria. Vale lembrar que a norma define as referências técnicas, princípios e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho na operação de máquinas estáticas ( tornos, prensas, etc) como móveis ( tratores, colhedeiras, empilhadeiras, etc).

 Renomados nomes do setor se reunirão para abordar a regularização e implantação da norma e discutir os impactos e consequências da correta gestão nas empresas. Entre os destaques está a palestra de Osny Telles Orselli, Engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho, Professor de Ergonomia e Administrador de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas.

 A palestra Ergonomia na NR 12 ( Máquinas e Processos)  acontece dia 23, às 19 h, e abordará alem da ergonomia no dia a dia das empresas e das pessoas como forma de doenças musculoesqueléticas (vilão são as LER/DORT e lesões da coluna), diminuir, através da NR 12, acidentes, lesões, mortes, porem adotando a ergonomia. Para o especialista, falar de ergonomia ainda é complexo para muitas pessoas e empresas, sendo ainda mais complexo falar em ergonomia na vida diária.

 “A Ergonomia transcende o trabalho e transcende as legislações para ser permeada por todas as atividades do indivíduo. Ergonomiaé a ciência do conforto, tanto da empresa quanto do profissional, pois ao gerar o bem-estar do trabalhador, consequentemente aumenta a sua produtividade além de se cumprir as leis. Isso fecha um círculo que podemos chamar de sustentabilidade: aumenta a produtividade, dá lucro para a empresa e traz qualidade de vida ao profissional”, explica.

Ainda assim, o objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho de forma eficiente e segura, proporcionando mais conforto. “A ergonomia está presente na nossa rotina diária quando falamos de carros, tornos, empilhadeiras e até um simples liquidificador. Todos esses itens possuem botões ou dispositivos de segurança, imagina as máquinas”, conclui Osny sobre a NR 12.

Serviço:

ConaNR12 – Ergonomia na NR 12 em Máquinas e Processos
Data: 23 de maio
Horário: 19h
Gratuito
http://2018.conanr12.com.br/

0
0