Nexa Resources anuncia os novos empreendedores do Mining Lab Challenge

Iniciativa de fomento à inovação alcançou mais de 90 inscritos no primeiro ciclo do ano

A Nexa Resources elegeu os novos empreendedores que irão desenvolver projetos em parceria com a empresa. Das mais de 90 iniciativas inscritas primeiro ciclo do Mining Lab Challenge, a empresa escolheu 15 empreendedores finalistas que apresentaram seus projetos à banca avaliadora durante o Demo Day, evento que ocorreu ontem em Belo Horizonte (MG), no Mining Hub,  o primeiro espaço dedicado ao desenvolvimento de inovação para o setor mineral.. Os vencedores em cada categoria são:

Energia – Ecomaterials

Economia Circular e Efluentes – P2W, Pexon, O2eco e Renix

Desenvolvimento Local e Social – Gove, MiBolsillo e Morada da Floresta

Concentração Mineral – DESPA, Can Micro e Key Process

Os candidatos participantes do Demo Day tiveram a oportunidade de participar de etapas online para alinhamento de proposta e também participaram de três dias de imersão presencial, chamada On-Site Boot Camp, nos quais os projetos foram acompanhados por mentores técnicos e de gestão da Nexa. Desse modo, os empreendedores formataram a proposta de valor de cada projeto para apresentar à empresa, que avaliou critérios como viabilidade, alinhamento estratégico, tecnologia e equipe. A banca julgadora foi composta por diretores de diversas áreas da mineradora.

Com base no modelo venture client, os vencedores receberão investimento financeiro para o desenvolvimento dos projetos, assessoria contínua de profissionais durante um ano, qualificação em gestão financeira, jurídica e marketing, além de acesso às instalações e às informações técnicas das unidades da Nexa.

“Temos muito orgulho de estar na terceira edição do Mining Lab Challenge e de consolidar o programa como uma ampla plataforma colaborativa de pensar e construir soluções tecnológicas. É uma iniciativa que cria não apenas novos projetos para a Nexa, mas contribui diretamente na construção de um legado para o setor”, afirma Rodrigo Gomes, gerente geral de Inovação e Tecnologia da Nexa.

Mining Lab

Criado em 2016, o Mining Lab surgiu da necessidade da Nexa em desenvolver soluções para os processos internos. Antes, os candidatos deveriam apresentar seus projetos em um período determinado, atendendo aos desafios propostos pela empresa. Neste ano, além do tradicional, o empreendedor pode inscrever uma ideia coerente, inovadora e tecnológica para o setor de mineração e metalurgia, sem necessariamente atender a algum desafio e enviar o projeto a qualquer momento do ano. As categorias com desafios abertos são Desenvolvimento Local e Social, Energia, Concentração Mineral, Economia Circular e Gestão de Efluentes e de Água. Com a experiência de bons resultados nas edições anteriores, nesse ano, a companhia buscou mais parceiros de países como Chile, Israel, Canadá e Peru, reforçando a posição global da empresa e sua estratégia de inovação aberta. As inscrições podem ser feitas por meio do site http://www.mininglab.com.br/.

Sobre a Nexa

A Nexa Resources é uma produtora de zinco com mais de 60 anos de experiência no desenvolvimento e operação de ativos de mineração e metalurgia na América Latina. A empresa possui cinco minas subterrâneas, três localizadas nos Andes centrais do Peru e duas localizadas no estado de Minas Gerais no Brasil. Duas das minas da Companhia, Cerro Lindo, no Peru, e Vazante, no Brasil, estão entre as 12 maiores minas de zinco do mundo.

 

Clique e acesse mais notícias da aba inovação. 

0
0