Poluição plástica é tema da Semana do Meio Ambiente na Vale

“Basta de Poluição Plástica”, é o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2018, estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) e também o tema da Semana do Meio Ambiente da Vale, que acontece entre os dias 4 e 8 de junho. O tema será usado pela nossa empresa para mobilizar os empregados a enfrentar um dos grandes desafios ambientais do nosso tempo: o uso e a destinação do plástico.

Embora o plástico tenha muitos usos valiosos, nós nos tornamos excessivamente dependentes de plástico descartável ou de uso único – com graves consequências ambientais. Iniciativas de grande porte são fundamentais para enfrentar o problema, mas também cabe a cada um de nós pensar como podemos fazer mudanças para reduzir a poluição plástica em nossas casas e nosso meio ambiente. No final desta matéria você poderá ver várias dicas de como substituir o plástico no dia a dia.

Sustentabilidade na Vale: preservação do meio ambiente e incremento da economia local

Em 2017, a Vale destinou cerca de 400 toneladas de plástico para cooperativas ou pequenas empresas de reciclagem em comunidades próximas às suas operações. Com isso, a empresa contribui para a geração de renda e incremento da economia local.

A Vale é parceira da ONU em iniciativas como o Pacto Global e os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, por isso, busca reforçar iniciativas da instituição em prol da sociedade.

Cuidado com o plástico!

O plástico é um dos materiais que leva mais tempo para ser se decompor. Além disso, muitas vezes é usado por menos de um minuto! Veja abaixo o tempo de decomposição de cada tipo de plástico descartável e as alternativas sustentáveis para eles.

Copo descartável – 250 a 400 anos

Qual a alternativa? Copo de vidro, copo de papel grosso, copo de silicone, copo de acrílico

Sacola plástica de supermercado – 50 a 100 anos

Qual a alternativa? Sacolas reutilizáveis de tecido, sacos de papel, carrinhos, caixas de papelão

Canudo – 100 anos

Qual a alternativa? Beber direto no copo, canudos de papel, vidro, metal, palha, bambu e silicone

Garrafa pet – 100 a 400 anos

Qual a alternativa? Garrafas de vidro

Fralda descartável – 450 anos

Qual a alternativa? Fraldas de pano com absorvente lavável

0
0