Mineradoras concorrem a prêmios de boas práticas em SST

As melhores práticas de gestão de riscos associadas à SST na indústria mineral serão apresentadas no dia 4 dezembro na FIEMG

No contexto empresarial, o risco faz parte de toda atividade industrial. Em muitos casos, ele pode ser previsto com base na experiência e no gerenciamento de processos que devem ajudar na tomada de decisões lá na frente. As mineradoras com as melhores práticas associadas à Segurança e Saúde no Trabalho (SST) serão reconhecidas no Prêmio Melhores Práticas em Saúde e Segurança do Trabalho – 2018.

Para o engenheiro, Reginaldo Pedreira Lapa, a gestão de riscos é uma abordagem muito recente e precisa ser entendida como um investimento de pró atividade na antecipação dos potenciais problemas decorrentes das atividades econômicas e um orientador de ações que podem prevenir a ocorrência de eventos indesejáveis de alto potencial.  Para ele, o prêmio contribui para ampliar a percepção de que gerir riscos é o único caminho de se perseguir zero lesão e zero dano, seja material, seja ambiental.

Promovida pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) por meio do Programa MINERAÇÃO, a premiação visa reconhecer o esforço das empresas da indústria mineral na implantação de melhorias no ambiente de trabalho, além de divulgar as ações bem-sucedidas de promoção de SST do setor. “Com o prêmio, o IBRAM pretende evidenciar as inovações da mineração na área de SST, além de incentivar outras empresas a reforçarem as boas práticas ligadas a área”, analisa a coordenadora do Programa MINERAÇÃO, Cláudia Pellegrinelli.

Os inscritos vão concorrer em três categorias: “Como prevenir e gerir os Riscos Ergonômicos nas Atividades Minerais – melhores práticas”; “Ferramentas de Gestão de Riscos Associados à SST- melhores práticas” e “Conservação Auditiva – Demonstrar a Evolução Médica”. Na categoria “Ferramentas de gestão de riscos associadas à SST – melhores práticas”, as empresas participantes são Anglo American, AngloGold Ashanti, ArcelorMittal, CSN Mineração, Ferro+Mineração S/A, Jaguar Mining,  Nexa Resources e Vale. Entre os critérios considerados estão o grau de inovação do case, a comprovação dos resultados obtidos, o envolvimento e conhecimento dos empregados nas ações apresentadas pelo case e os impactos das ações de SST, constantes no case, em outros setores da empresa.

A Classificação dos finalistas será anunciada no dia 20 de novembro. A Cerimônia de premiação ocorrerá no dia 4 de dezembro na sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), em Belo Horizonte (MG). Os primeiros colocados receberão troféus e terão seus cases divulgados no Portal da Mineração. O vencedor de cada categoria terá a oportunidade de apresentar o trabalho em painel específico de SST durante o 18º Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM), que será realizado entre os dias 9 e 12 de setembro de 2019.

Prêmio Melhores Práticas em Saúde e Segurança do Trabalho - 2018

0
0