Primeira diretoria da Women In Mining Brasil toma posse em BH

A Associação fomenta tanto a inclusão de mulheres no ambiente corporativo quanto um maior engajamento na formação delas na Academia e também o empoderamento nas comunidades dos territórios minerais.

A primeira diretoria da Women In Mining Brasil (WIMBR) tomará posse na próxima terça-feira (10/12), no escritório do Mining Hub, em Belo Horizonte (MG). Este movimento é dedicado à promoção, apoio e incentivo às mulheres envolvidas no setor da mineração. Tem como foco de atuação o desenvolvimento de uma indústria mais inclusiva e diversa.

A busca pela equidade entre os gêneros no setor mineral esteve em pauta durante todo o ano de 2019. O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) tem sido parte, desde o início, participa da estruturação desta associação e de sua agenda. Atua como integrante da governança da WIMBR e promove estudos, debates e fóruns de discussão.

Neste ano, o IBRAM trabalha junto a WIMBR na elaboração de um guia setorial sobre o tema mulheres na mineração, que terá seu pré-lançamento em março de 2020, durante a convenção anual do Prospectors and Developers Association of Canada – PDAC (PDAC), em Toronto.

O capítulo Brasil será formalizado na cerimônia de posse de sua primeira diretoria. Essa será uma grande oportunidade de conhecer a organização, sua breve história, planos futuros, contribuir com novas ideias e encontrar formas de participar ativamente da missão desta associação. Interessadas(os) podem participar da cerimônia. Para isso, é necessário fazer inscrição. Clique aqui e saiba mais.

Sobre o Women in Mining Brasil

O Women in Mining Brasil está inserido em um movimento internacional que se consolidou nos últimos anos em várias partes do mundo, como Canadá, Reino Unido, Austrália, África do Sul, Chile, entre outros. A diretoria será composta por profissionais que atuam em diversas áreas da indústria mineral e que estão engajadas no desenvolvimento de uma indústria mais inclusiva e diversa.

Sobre o Mining Hub

Iniciativa apoiada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), o Mining Hub reúne mineradoras, fornecedores, empreendedores, startups, pesquisadores, entre outros. Montado na capital mineira, ele é aberto à participação de fornecedores e empreendimentos de inovação aplicada (startups, projetos acadêmicos e empresas de base tecnológica), que tiverem projetos voltados para a atividade.

O Hub da Mineração busca conectar os envolvidos para, inicialmente, estimular o desenvolvimento conjunto de soluções aos desafios das áreas de: eficiência operacional, fontes de energia renovável, gestão de água, gestão de resíduos e rejeitos, bem como saúde e segurança ocupacional (SSO).

2
1