Projeto de Logística traz benefícios ao meio ambiente e redução de custos

O Programa Solucione, desenvolvido por empregados da Anglo American, possibilitou a criação de mais um projeto que valoriza a sustentabilidade. Mais que isso, a ação desenvolvida pelo time de Logística trouxe benefícios em segurança, meio ambiente e redução de custos. A chegada de insumos importados por ferrovia é o foco da iniciativa adotada nas operações de Minério de Ferro e que, em breve, será estendida para Níquel, em Goiás.

Os primeiros embarques foram feitos no fim do ano passado, mas a iniciativa prossegue em 2020, com bolas de moinho, coagulantes e outros materiais percorrendo 600 quilômetros por ferrovia e os 300 quilômetros restantes por rodovia, fato que traz uma série de vantagens, como destaca Leny Rocha, coordenadora de Logística.

“Antes da mudança, o processo era feito somente em caminhões, o que gerava riscos operacionais e maiores custos para a empresa. Agora, já temos ganhos em segurança, meio ambiente e redução de custos”.

O processo é viabilizado pela parceria entre a nossa empresa, a MRS Logística, a Multilift e a Transportadora Figueiredo. Os insumos importados chegam no Porto do Rio de Janeiro, na capital do estado, e são transportados em contêineres por ferrovia até Sete Lagoas, em Minas Gerais, onde está o terminal intermodal da nossa parceira. Em seguida, a carga é transferida para caminhões e deslocada até Conceição do Mato Dentro. A operação movimentará cerca de 1.800 toneladas de produto por mês.

Dentre os benefícios, podemos citar o aumento da segurança nas estradas, reduzindo o número de caminhões, e também na operação, no momento de descarga. Isso porque os caminhões utilizados no transporte são adaptados com uma rampa de rolamento, que permite a diminuição do uso de empilhadeiras na operação, aumentando, ainda, a produtividade na descarga. Além disso, temos a redução na emissão de CO2, nas avarias das embalagens dos materiais e nos custos, contando com a economia de R$ 2 milhões ao ano.

“A multimodalidade é um conceito que queremos aplicar nos dois negócios da Anglo American no Brasil. Conseguimos implementar para a operação de Conceição do Mato Dentro, aproveitando a malha ferroviária que temos no estado. Agora, já estudamos a implementação para transportar parte dos nossos insumos de forma multimodal também no negócio de Níquel. A expectativa é utilizarmos esse formato em Goiás até 2021”, acrescenta Leny.

Projeto de Logística traz benefícios ao meio ambiente e redução de custos
Projeto de Logística traz benefícios ao meio ambiente e redução de custos – crédito: divulgação
0
0