Projeto ‘Galvanização de ferramentas agrícolas’ é o vencedor da primeira Batalha de Galvanização

Iniciativa de alunos da Escola de Engenharia de Lorena (USP) foi selecionada por especialistas de dentro e fora da Nexa

No final do mês de dezembro, a Nexa Resources, uma das maiores mineradoras de zinco do mundo e que visa promover a mineração do futuro, apresentou o projeto ‘Galvanização de ferramentas agrícolas’, como o vencedor da Batalha de Galvanização, realizado pelos alunos Ana Paula Contelli Xavier, André Arthur Paiva Asfour, Gustavo Cabral Ferraz Santos e Pedro Leonisio da Silva, da Escola de Engenharia de Lorena (USP).

Em sua primeira edição, o programa selecionou a projeto que visa reforçar e auxiliar as ferramentas – principalmente de corte – no meio rural, que devido ao uso constante, sofrem com problemas de corrosão. “A proposta do projeto consiste na galvanização a frio de ferramentas agrárias utilizadas por trabalhadores rurais no seu dia a dia. Com ele, seria possível galvanizar itens como enxadas, foices, lâminas de máquinas de corte, entre outros, minimizando a quantidade de manutenções e reposição destes equipamentos e, por consequência, melhorar a renda de cada produtor”, comenta Juliana Turco, gerente de marketing e responsável pelo projeto da Nexa.

Segundo ela, os alunos apresentaram uma solução inovadora e capaz de fazer a diferença em todo o ambiente rural. “Essa é uma iniciativa que tem o DNA Nexa de pensar no futuro e desenvolver ações capazes de resolver problemas reais. O projeto pode impactar diretamente na rotina e até nas finanças dos produtores rurais”, afirma.

Para Pedro Leonisio da Silva, um dos responsáveis pelo projeto vencedor, a ‘Batalha da Galvanização’ foi uma grande oportunidade. “Como engenheiros em formação, pudemos aprender bastante sobre o assunto e descobrir utilizações que desconhecíamos, de modo a vislumbrarmos o quão ele é importante e está presente em nossas vidas”, ressalta.

Além de vencer a ‘Batalha da Galvanização’, o projeto vencedor também participará do maior evento de galvanização do Brasil – Workshop de Galvanização, organizado pelo ICZ que ocorrerá em 2021. Além disso, a equipe do projeto ganhou um curso online de Galvanização a fogo patrocinado pela Nexa Resources e uma visita a uma planta de galvanização para conhecer o processo do início ao fim.

Com o apoio do Instituto de Metais Não Ferrosos (ICZ) e do International Zinc Association (IZA), a Nexa desenvolveu a ‘Batalha da Galvanização’, que tem o objetivo de gerar novas aplicações para a galvanização, tendo como foco a inovação e a sustentabilidade.

O que é galvanização?

Conhecida também como zincagem a fogo, a galvanização é um processo de aplicação de revestimento de zinco na superfície de aço carbono ou ferro fundido, que se encontram em diversos formatos de peças, estruturas, tamanhos e complexidade. É considerado um dos melhores métodos de combate a corrosão e cerca de 60% do consumo mundial do zinco é destinado à essa tecnologia.  O resultado da reação do zinco com o aço é de um metal protegido por muitos anos da corrosão, que agrega sustentabilidade, durabilidade e segurança à obra.

Sobre a Nexa

A Nexa Resources é uma das maiores mineradoras de zinco do mundo, além de produzir cobre e chumbo. Atua há mais de 60 anos nos segmentos de mineração e metalurgia, com operações localizadas no Brasil e no Peru e escritórios em Luxemburgo e Estados Unidos, fornecendo seus produtos para todos os continentes do mundo. Possui mais de 5 mil colaboradores, que atuam, todos os dias, focados na construção da mineração do futuro, para ser cada vez mais sustentável, inovadora e com as melhores práticas de segurança e respeito às pessoas e ao meio ambiente. Desde 2017, suas ações são negociadas nas Bolsas de Valores de Nova York e Toronto, sendo seu acionista majoritário a Votorantim S.A. Para mais informações, acesse: http://www.nexaresources.com

0
0