Quem Somos

Somos eternamente apaixonados pela mineração
Portal da Mineração / Quem Somos

O Portal da Mineração

A exploração das riquezas no solo do Brasil se confunde com a própria história nacional. Da busca por ouro e pedras preciosas no leito dos rios a escavações gigantescas com toda tecnologia à disposição, lá se vão séculos de uma atividade que colocou o Brasil entre os maiores produtores de minérios no mundo.

Considerada a indústria das indústrias, a mineração é um elo fundamental da cadeia produtiva brasileira para que o desenvolvimento nacional ocorra. Afinal, praticamente toda a indústria de transformação utiliza minérios como matéria-prima, ou seja, os minerais são a base para produção dos bens essenciais para o conforto, a saúde, a higiene, a moradia, a alimentação e a segurança dos cidadãos. O desenvolvimento de uma nação e o bem-estar de sua população não existem sem o uso de bens minerais.

A indústria mineral se destaca, ainda, por contribuir decisivamente para gerar superávits à balança comercial brasileira. O Brasil exportou em 2016 um volume de mais de 300 milhões de toneladas de bens minerais, e gerou divisas de US$ FOB 21,6 bilhões. Este valor representou 11,6% das exportações totais do Brasil, e 33% do saldo comercial.

A indústria extrativa também tem participação fundamental no Produto Interno Bruto (PIB) e representa 4,3% de todo o PIB Brasil e 16,9% do PIB Industrial brasileiro, de acordo com dados IBGE 2013.

A luta pelo desenvolvimento sustentável é um princípio norteador deste setor. A indústria mineral é líder em reuso de água na atividade produtiva e também se caracteriza por ser de baixa emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE).

Por estar sempre em busca das melhores práticas para atuar de maneira cada vez mais sustentável, estimula nas regiões em que atua, a criação de pólos de desenvolvimento, gerando emprego, renda, infraestrutura e melhor qualidade de vida para as populações nos territórios onde está inserida. A atividade mineral é uma das principais geradoras de empregos diretos e indiretos do Brasil. Há cerca de 2 milhões de trabalhadores envolvidos direta e indiretamente com a mineração nacional.

O fato inegável é que a vida moderna depende cada dia mais desta atividade extrativa. No Portal da Mineração, você encontra todas as informações necessárias para entender melhor sobre este setor, presente na história brasileira desde os primórdios da colonização. O Portal é desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), instituição que congrega, representa, promove e divulga a indústria mineral brasileira.