Rede Voluntária Vale ajudou mais de 10 mil famílias em vulnerabilidade social no Brasil

Lançada em abril deste ano, a Rede Voluntária Vale, criada para divulgar e potencializar ações no combate ao novo coronavírus no Brasil, já apoiou e potencializou diversas iniciativas voluntárias de toda a sociedade.  Em quatro meses, a plataforma ajudou mais de 10 mil famílias em situação de vulnerabilidade social em 11 estados.

Desde os primeiros dias de pandemia no país, os voluntários da Vale se mobilizaram para garantir doações de itens essenciais para aqueles que foram imediatamente impactados pelos efeitos do isolamento social. Ao todo, foram 11 mil kits de alimentos e de produtos de limpeza e higiene para pessoas de 61 municípios brasileiros.

A pandemia fortaleceu ainda mais a realização de ações voluntárias em todo país. De acordo com a Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), desde a chegada do novo coronavírus ao Brasil, já foram registradas mais de R$ 6 bilhões doados, 525 campanhas e mais de 400 mil doadores, entre eles indivíduos e famílias; fundações, institutos e fundos filantrópicos; campanhas e lives; administração púbica; sindicatos; cooperativas; e igrejas; e empresas, como a Vale.

Arrecadação Solidária em Brumadinho (MG): recursos financeiros para aquisição de alimentos, material de limpeza, equipamento de proteção individual – EPIs e cobertores para apoiar 200 famílias em vulnerabilidade social.

Voluntariado Vale e o impacto positivo para a sociedade

A Vale sempre incentivou o engajamento das pessoas em ações sociais nas comunidades onde atua. Foi pensando nisso que, em 2004, criou o programa Voluntários Vale. O programa foi constituído de forma a incluir não só empregados da empresa, mas também familiares e todos aqueles mobilizados para atuar em prol do desenvolvimento das populações em territórios onde a Vale está presente.

Durante a pandemia, foi constituída uma rede online para engajamento. Para participar da iniciativa não é necessário ser empregado da Vale. O único pré-requisito exigido é querer ajudar, seja por meio de doações de itens e de recursos financeiros para campanhas que já estão acontecendo ou indicar novas iniciativas para serem parte desta rede. Ao todo, já são 2.200 voluntários cadastrados (destes, 1.600 são da Vale).

Hoje, a Rede Voluntária Vale conta com comitês – formados por empregados e de pessoas de fora da empresa, distribuídos para gerir as ações de voluntariado nos estados de Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Para, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

“A Vale foi uma das primeiras empresas do Brasil que ofereceu apoio no combate à pandemia em diversas frentes e com o programa de voluntários não seria diferente, o voluntariado sempre fez parte da cultura da empresa. Hoje, com a plataforma Rede Voluntária Vale, conseguimos atingir um público muito mais amplo e fortalecer mais ações pelo país. É muito gratificante”, afirma Flavia Constant, gerente executiva de Investimento Social, Cultura e Inovação da Vale.

“Fazer parte da Rede Voluntária Vale me fez crescer e desenvolver habilidades que não sabia que possuía. Tenho o papel de atrair pessoas para ajudar o próximo e transformar o meu entorno em um ambiente mais colaborativo. Eu me sinto muito grata em estar dentro de uma companhia que compartilha valores que já trazia comigo”, afirma Ana Bezerra Silva, analista de qualidade operacional da Vale e voluntária da Rede Voluntária Vale no Rio de Janeiro.

Para conhecer mais sobre a iniciativa, acesse www.redevoluntariavale.com.br.

0
0