Ribeirinhos reciclam materiais para construir praça em Ipixuna do Pará

Um espaço de convivência que proporcione a interação entre moradores e construído de maneira sustentável. Cerca de 20 moradores da comunidade Cajueiro, área rural de Ipixuna do Pará, localizada às margens do Rio Capim, se engajaram para construir uma praça de convivência para as crianças e adultos. A iniciativa fez parte do projeto de educação ambiental desenvolvido pela Imerys, mineradora que atua com caulim na região.

A ideia surgiu ano passado, durante um dos encontros do Diálogo com a Comunidade, desenvolvido pela empresa para esclarecer dúvidas e ouvir as sugestões comunidade. A Imerys ofereceu o material necessário e a equipe de educação ambiental que realizou palestras e oficinas de reaproveitamento de materiais recicláveis. Foram construídos bancos a partir de paletes, lixeiras e cercas com pneus que seriam descartados, além de brinquedos, como gangorra e balanço para a diversão da criançada.

Para Josiane Queiroz, professora cujos pais moram na comunidade de Cajueiro, a iniciativa foi muito boa: “Acredito que foi uma melhoria para comunidade e para as crianças poderem se divertir. Gostei muito e o espaço ficou bem organizado, onde as crianças podem brincar toda tarde”.

A obra do espaço durou dois meses e também foram plantados quatro cajueiros a pedido dos próprios moradores em homenagem ao nome da comunidade. Cerca de 80 pessoas são beneficiadas com este novo espaço de convivência.

“O objetivo é o engajamento comunitário, pois a comunidade se sentirá mais incentivada a zelar por aquilo que eles mesmos ajudaram a construir. Eles sentem orgulho do trabalho deles”, comentou Luciana Pinheiro, Analista de Relações com a Comunidade.

0
0