Riscos e reputação da mineração foram debatidos durante evento setorial em SP

Os principais riscos que a mineração enfrenta e a reputação do setor perante a sociedade foram temas debatidos na tarde ontem (27/11) no o Fórum Brasil Mineral, realizado no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo (SP), pela Revista Brasil Mineral.

O presidente do Conselho Diretor, Wilson Brumer, participou da mesa de discussões, representando o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). “Precisamos reconhecer e lamentar o passado recente de muita dor e ter humildade para enfrentar os desafios futuros. Este é um momento em que a mineração está sendo desafiada e, por isso, precisamos aprender com os erros e tornar o futuro do setor mais promissor. Estamos em um novo momento e isso faz a gente querer adotar novas ações” analisou.

Wilson Brumer evidenciou a importância de esclarecer e evidenciar a importância da mineração para toda a sociedade, de forma a torná-la mais visível e compreensível por toda a sociedade. “Temos que buscar um novo patamar de relacionamento e comunicação do setor mineral. Precisamos ampliar o conhecimento das pessoas sobre o setor. Quase tudo o que a gente utiliza e consome é oriundo desta atividade. Muitos não sabem deste importante significado da mineração para a sociedade”.  Wilson Brumer ainda reforçou que para atingir este objetivo o caminho pode ser a aproximação do setor dos jovens e da Academia. “Quantas pesquisas existem e ficam apenas no papel. Precisamos de mais engajamento dos mineradores neste esforço comum, precisamos tirar lições e conhecimentos técnicos de tudo o que aconteceu. Temos muita coisa para melhorar”, afirmou.

O presidente do Conselho Diretor do IBRAM ainda lembrou da importância de trabalhar a diversidade nos ambientes da indústria mineral. “A mineração ainda vive uma era muito machista. As mulheres sempre fizeram parte da indústria mineral brasileira, mas, ainda possuem uma participação muito pequena na nossa esfera. Precisamos buscar uma equidade entre os gêneros”, declarou.

Ao finalizar sua manifestação, Brumer reforçou a importância de o setor investir sempre em segurança operacional. “Tudo o que a gente vem enfrentando tem a ver com esse tema. É necessário que a cadeia produtiva se junte neste esforço em prol de um futuro mais sustentável”, concluiu.

Os debates também contaram com a presença de Paulo Camillo Penna, presidente da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC), Fernando Valverde presidente da Associação Nacional das Entidades De Produtores de Agregados para Construção (Anepac), Rodrigo Oliveira, presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Equipamentos para Cimento e Mineração da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ)  e Victor Bicca, diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM). A mediação ficou a cargo do jornalista da Revista Brasil Mineral, Francisco Alves.

Flávio Penido, presidente do IBRAM, anuncia homenagem a José Mendo

Na ocasião, também foi feita a entrega dos troféus às Personalidades do Ano do Setor Mineral 2019. O diretor-presidente do IBRAM, Flávio Penido, subiu ao palco para entregar o prêmio para Paulo Misk, presidente da Largo Resource. Flávio Penido informou que na última reunião do Conselho Diretor do IBRAM, o engenheiro de Minas e Metalurgista José Mendo Mizael de Souza, foi eleito presidente de Honra do Instituto.  Mendo foi um dos fundadores do IBRAM e atuou de 1976 a 2006 como diretor, secretário executivo e vice-presidente executivo da Entidade.

O Fórum Brasil Mineral reservou espaço na programação para também homenagear José Mendo, uma das grandes personalidades do setor mineral brasileiro, que faleceu este ano.

Confira abaixo Personalidades do Ano do Setor Mineral 2019:

Minerais Ferrosos (Paulo Misk, da Largo Resources)

Minerais Não-Ferrosos (Christian de Andrade, da CBA)

Metais Preciosos (César Torresini, da Mineração Aurizona)

Minerais Industriais (Paulo Serpa, da Imerys)

Exploração Mineral (Fernando Greco, da Vale)

Agregados (Sandra Maia, da AB Areias)

Engenharia/Tecnologia Mineral (Beck Nader, da UFMG)

Pioneiros da Mineração (Juvenil Félix, da Imsel)


Fórum Brasil Mineral 2019


Flávio Penido e Paulo Misk durante Fórum Brasil Mineral 2019


Juvenil Félix e Wilson Brumer durante premiação do Personalidades do Ano do Setor Mineral 2019

0
0