Série: recuperação de áreas mineradas | Copebras investe em plantio de eucalipto

A Copebras, empresa da CMOC International Brasil, possui parte da sua matriz energética movida a bioenergia. A fábrica de fertilizantes fosfatados, ácidos fosfórico/sulfúrico, gesso agrícola e suplemento alimentar animal, localizada no município de Catalão (GO), possui quatro fornalhas movidas a biomassa de florestas plantadas, que consomem aproximadamente 255 mil metros cúbicos de cavaco (“woodchip”, pequenos pedaços de madeira obtidos da picagem de toras) por ano.

Para atender a esta demanda de biomassa, a empresa investiu no reflorestamento, com plantio de florestas de eucalipto. Ao todo são três mil hectares de área plantada, o que corresponde a 3,6 milhões de árvores, distribuídas nos municípios de Ouvidor, Três Ranchos e Catalão, todos em Goiás. Cerca de 45% da área foi plantada em parceria com produtores rurais da região.

As florestas são colhidas de forma mecanizada aos seis anos de idade. Sua madeira é transportada para a fábrica, onde é transformada em cavaco.

Reflorestamento na CMOC

A área de reflorestamento da Copebras segue as melhores práticas do manejo de solo, respeitando as áreas de preservação permanente e reserva legal da empresa, além de utilizar equipamentos e tecnologia de ponta. A CMOC ainda realiza o plantio de árvores nativas do cerrado, bioma natural do estado de Goiás. Desde 2012, já foram plantadas mais de 140 mil árvores nativas do cerrado em áreas de preservação permanente e de reserva legal, sendo que a empresa já investiu mais de R$ 2 milhões de reais no plantio de árvores nativas.

Sobre a CMOC

A CMOC International Brasil é uma subsidiária da CMOC International, companhia global com um diversificado portfólio de ativos, incluindo operações na República Democrática do Congo e Austrália. Atua no País com mineração e beneficiamento de nióbio e fosfatos, nas cidades de Catalão e Ouvidor (GO) e Cubatão (SP), por meio de suas empresas Niobras e Copebras. Gera mais de 5 mil empregos diretos e indiretos em suas três plantas industriais e duas minas. Acesse www.cmocbrasil.com e conheça mais sobre a CMOC International Brasil e as operações.

1
0