SST na era do eSocial será pauta de encontro do Programa MINERAÇÃO em Abril

Em abril, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), por meio do Programa MINERAÇÃO (Programa Especial de Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração), vai promover a 26ª reunião sobre o e-Social. O encontro ocorrerá no IBRAM – MG, no escritório do Mining Hub, no dia 5, de 9h às 16h.

Nesta reunião serão abordados temas como: insegurança jurídica, ergonomia, ruído, Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), entre outros. O Grupo de Discussão sobre esse tema ocorre desde 2015. Participam dele os associados do Programa MINERAÇÃO.

Segundo a Coordenadora do Programa MINERAÇÃO, Claudia Pellegrinelli, o principal ganho com a criação desse grupo foi equalizar o ponto de vista das empresas do setor, participantes, em relação às demandas do e-Social”, analisa a Coordenadora.

Esta será a primeira reunião de 2019. “Considerando que os eventos de Saúde e Segurança Ocupacional deverão ser enviados pelas empresas ao e-Social a partir deste ano, a finalidade atualmente é seguir refinando as demandas do e-Social com o grupo de discussão, procurando o melhor caminho para todos”, explica a Cláudia Pellegrinelli.

eSocial

O E-social é um projeto do Governo Federal que visa unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos trabalhadores que lhe prestam serviços remunerados. Estão envolvidos neste projeto a Secretaria da Receita Federal, o Ministério do Trabalho e Emprego, o Ministério da Previdência Social, o INSS e a Caixa Econômica Federal.

Fique por dentro e saiba como aderir ao Programa MINERAÇÃO

Para aderir ao Programa é preciso ter vontade de executar as melhores práticas relacionadas à garantia da Saúde e Segurança dos trabalhadores e demonstrar em sua empresa compromisso com a melhoria contínua destas questões em suas operações, por meio da implementação de diretrizes e adoção dos princípios estabelecidos pelo MINERAÇÃO. Não é necessário se associar ao IBRAM para se tornar um participante do Programa MINERAÇÃO. Acesse http://programamineracao.org.br e saiba mais!

0
0