Start-up mineira desenvolve sistema de gestão de processos minerários

Dados da Agência Nacional de Mineração (ANM) apontam que existem atualmente 189.687 processos ativos e 659.063 inativos no órgão. Em busca de otimizar a gestão e garantir ainda mais segurança e praticidade para as empresas e profissionais do setor mineral, uma start-up mineira com sede em Ouro Preto desenvolveu o MineXplore.

Idealizado pelo geólogo especialista em mineração, Areli Nogueira, e pelo analista de sistemas, Cristhian Valgas, com o apoio do gerente de projetos Cláudio Freire, o sistema digital realiza uma busca automatizada no banco de dados da ANM e no Diário Oficial da União (DOU) e monitora o andamento desses processos para que os interessados não percam nenhum prazo importante.

 “De maneira geral, os titulares dos processos minerários acessam manualmente o sistema da ANM, além do DOU, e procuram as informações referentes a seus processos num grande volume de dados, o que leva a perda de tempo e por vezes imperícia, deixando passar algum dado relevante”, afirma Areli Nogueira.

 “Os processos minerários possuem várias fases e o andamento às vezes demora muito tempo. Se o interessado não monitorar de forma efetiva, poderá cometer erros, pagar multas e até perder a licença”, afirma Cláudio.

Segundo o gerente de projetos da startup, o MineXplore realiza buscas automatizadas e disponibiliza as principais informações que identificam requerentes , as áreas e as deliberações da ANM. “Além de alertas importantes como os prazos a cumprir em relação a cada processo, é possível realizar pesquisas, por exemplo, por regiões ou bens minerais de interesse”, finaliza.

 O sistema passou por uma extensa fase de testes e o lançamento oficial será realizado em outubro. “Estamos investindo em gestão de processos e participando de programas de aceleração”, diz. O nome do aplicativo, criado após um brainstorm, procura passar exatamente o propósito do MineXplore: buscar dados, gerar informações e disponibilizar para o público com agilidade e segurança.

Para mais informações acesse: https://www.minexplore.com.br/

23
0