Thermo Fisher traz inovações para área de mineração na EXPOSIBRAM 2019

A Thermo Fisher, líder mundial a serviço da ciência, apresentará diversas novidades em portfólio com aplicações para a indústria de mineração na próxima edição da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM), que acontece entre os dias 09 e 12 de setembro no Expominas, em Belo Horizonte.

Os equipamentos e soluções são focados em inovar e aperfeiçoar diversos processos críticos da cadeia de mineração como: coleta de amostras e análises online, além de um exclusivo sistema de monitoramento de partículas nocivas em suspensão, que trará grande eficiência no controle de poluentes, com grandes benefícios ao meio ambiente.

Solução exclusiva de destaque – GRID MONITOR

Chamado de Sistema Integrado de Monitoramento de Emissões Fugitivas, o GM-5000 Air Quality Monitor™ é um sensor de alta potência que permite a identificação de poluentes no ar, fornecendo dados precisos e consistentes para as mineradoras e permitindo que sejam tomadas ações para que partículas nocivas não se espalhem pelo meio ambiente.

Em parceria com o integrador Aires, o equipamento recebe o suporte de modelos matemáticos que analisam os dados fornecidos pelos sensores e assim, colaboram para a criação de soluções sustentáveis em regiões como Vitória, no Espírito Santo, que sofre com a poluição do chamado “pó preto”.

“Criamos uma rede de monitoramento de alta densidade que permite determinar a eficiência de sistemas de controle de emissões de poluentes, como enclausuramentos, aspersores e sistemas de aspersão. A ideia consiste em conhecer a concentração média do poluente de interesse na região em que se deseja determinar as emissões (pátios de estocagem, esteiras de transporte e etc.), sendo a mesma monitorada antes e após a instalação do sistema de monitoramento para que seja possível mensurar a eficiência operacional”, afirma Alessandro Mauro, Gerente Comercial de Monitoramento de Processos Ambientais da Thermo Fisher.

Analisadores Online
Os analisadores online de minérios estarão em destaque durante a feira. Focados em aprimorar processos de amostragem e com análises de alta precisão em tempo real que entregam informações a cada segundo, as soluções são destaque da Thermo Fisher no país.

“Nosso objetivo é favorecer a diminuição de equipamentos nas linhas de produção e fornecer muito mais precisão nos resultados. Nossas soluções são novas para o mercado local, mas já são extremamente consolidadas no mercado global, sendo consideradas, inclusive, as mais certificadas do mundo ”, afirma Raphael Gomes, Gerente Comercial de Materiais e Minerais da Thermo Fisher.

Linha completa disponível no evento:

Anstat – 330
Estação de amostragem e análise elementar, o Thermo Scientific™ AnStat-330 é um analisador de fluxo e estação de amostragem online de fluxo único. O equipamento fornece amostras compostas para contabilidade metalúrgica enquanto fornece também análise elementar online dedicada e contínua que permite resposta rápida de operadores a alterações de processo e condições variáveis.

Suas principais características incluem também:
• Fluxos metalúrgicos com análise dedicada e melhor precisão;
• Redução de Opex;
• Disponibilidade física > 95%;
• Redução do número de equipamentos em planta.

Thermo Scientific SamStat-30
O SamStat-30™ é uma estação de amostragem de polpa representativa que fornece amostras compostas para contabilidade metalúrgica. Sua característica única de design permite significativa economia em construções e permite a configuração para fornecer benefícios adicionais, como triagem e distribuição. Uma das principais vantagens do SamStat é a facilidade de performar a coleta da amostragem e a análise do material no mesmo local, evitando o transporte e agilizando os processos internos.

Suas principais características incluem também:
• Disponibilidade Física >98%;
• Somente duas partes móveis;
• Redução de Opex;
• Menor necessidade de altura manométrica.

Analisador MSA-330 Multi-Stream
O Analisador de Fluxo Múltiplo Thermo Scientific™ MSA-330 fornece análise elementar precisa, rápida e econômica de até 12 fluxos de polpa. As informações fornecidas permitem que os operadores da planta acompanhem as tendências do processo em tempo real, possibilitando alterações automáticas ou manuais para otimizar seu processo. Cada um dos fluxos a serem analisados pelo MSA são fornecidos com tanques de análise dedicados, que consistem em uma zona de desaeração, seguida de uma zona de análise e um amostrador de fluxo cruzado.

Suas principais características incluem também:
• Fornece controle de processos aprimorado;
• Otimiza o consumo de reagentes e melhora a recuperação de metais;
• Sem necessidade de ser instalado em ambientes fechados com ar condicionado;
• Sem necessidade de multiplexador/demultiplexador;
• Redução de Opex, ou seja, menor custo com bombeamento.

Niton™ XL2 XRF Analyzer
O analisador Niton™ XL2 XRF da Thermo Fisher garante verificações rápidas e precisas das ligas de metal para garantir melhor qualidade. Com uma câmera padrão integrada para posicionamento preciso da área de análise, o equipamento fornece análises elementares imediatas e não destrutivas de materiais de liga – de titânio a níquel. Os analisadores portáteis Niton XL2 são leves e resistentes e adequados para uma diversa lista de aplicações, incluindo identificação de sucata, mineração e exploração de minério, além de triagem de chumbo para produção de bens de consumo e eletrônicos.

Suas principais características incluem também:
• Design robusto para ambientes industriais;
• Análise não destrutiva de materiais com resultados quase que instantâneos;
• Selado contra umidade e poeira;
• Design ergonômico;
• Ícones legíveis à luz do dia – com display touch screen;
• Faixa analítica padrão de até 30 elementos, do enxofre ao urânio.

Difratômetro de Raio-X ARL™EQUINOX 100
Projetado para aplicações acadêmicas, difração de raios-X de rotina e QA/QC, esse equipamento é compacto e acessível. Ocupando um terço do espaço de um difratômetro convencional, este instrumento de bancada transportável e independente oferece verdadeira flexibilidade. Para seu funcionamento, não é necessário resfriamento de água externo e ele se conecta a uma tomada de energia elétrica padrão. O EQUINOX 100 simplifica a operação sem sacrificar a velocidade ou o desempenho, já que as medições são concluídas em segundos e as condições operacionais são salvas em seu software.

Suas principais características incluem também:
• Detector curvo exclusivo para medição de picos de difração simultaneamente em uma ampla faixa angular;
• Análises rápidas (em minutos, na maioria das amostras), independentemente dos requisitos de resolução;
• Porta amostras giratório para modo de reflexão e transmissão;
• Porta-capilar para o modo de transmissão;
• Trocador de amostras automático de 6 posições.

“Além das novidades em produtos, faremos demonstrações práticas das soluções em nosso estande, com a apresentação de nosso aplicativo interativo, o Mining Toolkit, plataforma 3D desenvolvida internamente que simula todo o ciclo de mineração e, também, como a Thermo Fisher pode suportar esses processos para garantir mais eficiência e redução de custos”, afirma Flávio Guimarães, Diretor da Divisão de Análises Químicas da Thermo Fisher.

Serviço
EXPOSIBRAM 2019
Quando: 09 a 12 de setembro
Onde: Expominas – Belo Horizonte
Estande U21/U23

0
0