Você sabe o que são minerais?

São compostos inorgânicos, com uma ou mais substâncias químicas, chamadas de átomos; apresentam-se na forma sólida na temperatura ambiente (exceto o mercúrio) e pertencem à classe gramatical como substantivo masculino e adjetivo. Ocorrem dentro das rochas e são formados a partir da crosta da Terra.

Cada mineral tem composição e estrutura definidas. Parte deles é constituída por único elemento, por exemplo, o diamante (carbono) e o ouro. O quartzo possui dois elementos oxigênio e sílica, enquanto a maioria deles é feita de muitos elementos, como é o caso da gipsita que contem cálcio, oxigênio e enxofre.

Existem cerca de quatro mil diferentes tipos de minerais, mas somente cem deles são mais comuns e cerca de trinta formam as rochas, denominados de minerais formadores de rochas. Diferentes rochas contêm proporções variadas de um ou mais minerais. Os tipos mais comuns são: quartzo, mica, feldspato, calcita, olivina e augita.

*Trecho adaptado da publicação “Mineração na Escola”, do consultor do IBRAM Alberto Rogério – Acesse: http://www.cetem.gov.br/livros/item/1833-mineracao-na-escola

0
0