Voith Turbo apresenta solução de Mobilidade ao mercado de mineração da América do Sul para reduzir o desgaste dos freios adicionais

Voith Turbo – divisão do Grupo Voith, líder mundial em soluções de transmissão de potência – apresenta ao mercado sul-americano seu mais novo sistema, Wear-free Integrated Starting and Breaking System (VIAB, em alemão), desenvolvido com tecnologia hidrodinâmica para integrar as funções de partida e frenagem em um único elemento. Os testes de durabilidade prosseguem com sucesso em regiões mineradoras no Chile e no Peru.

 O trânsito de caminhões de carga em ambientes de mineração enfrenta inúmeros desafios. Nesse contexto, a presença de freios adicionais (retarders) é uma das exigências legais que atende ao compromisso de segurança e controle demandado por uma topografia acidentada e adversa. A Voith desenvolveu uma solução que, além de completa, possui baixo custo de manutenção, é facilmente adaptável a diferentes tipos de motores, ocupa espaço reduzido e confere maior disponibilidade aos veículos, em relação às soluções disponíveis no mercado: VIAB, sigla alemã para “sistema integrado e livre de desgaste para partida e frenagem”.

 A solução trazida por VIAB conecta o freio diretamente ao motor, de modo que a ordem dos componentes dos processos de partida e frenagem passa a ser ‘motor-retarder-transmissão’, diferentemente da sequência convencional ‘motor-transmissão-retarder’. A reconfiguração se torna viável graças a um fluido hidrodinâmico que confere precisão e controle aos movimentos, executados com força máxima de frenagem tanto em velocidade baixa quanto em marcha a ré.

 Em situações típicas e desgastantes da rotina de extração mineira, como as manobras longas, executadas em velocidade extremamente baixa e com partidas recorrentes, o sistema VIAB atua na transmissão da força motriz de modo a reduzir a o desgaste do freio, assegura estabilidade termal, disponibilidade do veículo e redução do consumo de combustível.

 Os primeiros freios VIAB recebidos pela América do Sul estão sendo testados em regiões mineradoras no Chile e no Peru, há mais de 1 ano. “Nas condições mais adversas possíveis, os testes de campo de VIAB comprovam, a cada dia, a eficiência operacional projetada e a habilidade de nossa equipe local de atendimento. Outras 15 unidades devem desembarcar no Chile agora, no início de 2018, para mais uma série de testes e demonstrações, e em breve teremos o produto pronto para o mercado”, resume Adelson Martins, responsável pela Divisão de Mobilidade na América do Sul da Voith Turbo.

0
0