ABIMEX lança a Explo Tech 2018


Lançamento da Explo Tech 2018 – Crédito: Divulgação

A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais Explosivos e Agregados (ABIMEX ) lançou, oficialmente, no dia 27 de fevereiro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, a Explo Tech 2018 – Congresso e Exposição Internacional de Tecnologia, Engenharia, Aplicações, Equipamentos, Logística, Produtos e Serviços do Setor de Explosivos e Congêneres. A Explo Tech 2018, acontecerá nos dias 16 e 17 de Outubro, no mesmo local.

Na oportunidade, o presidente Ubirajara D ambrósio destacou que é a primeira vez que um evento reúne toda a cadeia de explosivos, que envolve equipamentos, fabricantes e matérias-primas. “Com esse evento conseguimos fazer parcerias com Associações do exterior, que estão vindo para participar, fazendo palestras e trazendo novas tecnologias para os fabricantes de explosivos.”

Foi apresentado pela  gerente de marketing da ABIMEX Mônica Rios, aos 100 convidados presentes, entre Empresários, Autoridades e Técnicos da cadeia integrada de explosivos, a dinâmica do evento. Ela frisou que o objetivo da Explo não é venda de m2. “ A Explo tem alma e propósitos bem definidos”. Neste momento, ela apresentava as diversas Associações e Instituições Nacionais e Internacionais apoiadoras, em formato de colméia, onde o IBRAM se destacava.   “ O maior objetivo da EXPLO é fortalecer a ABIMEX, é firmar parcerias, é trazer apoios, juntar as forças para que nossa voz seja ouvida. É um setor que crescerá nos próximos anos, e precisa se unir para trazer mais crescimento e inovação. Estamos só no começo, mas a EXPLO já sinaliza que estamos rumando no caminho certo”,

A prévia do que será o Congresso foi dada pelo professor Enrique Munaretti, que é Diretor de Ensino da ABIMEX e responsável pelo conteúdo das palestras. Ele ainda falou sobre as tendências apresentadas na 44th Anual Conference on Explosives and Blasting Technique, no Texas e confirmou os nomes dos palestrantes:

  • Paulo Henrique Soares do IBRAM – “ Imagem da Mineração no Brasil “
  • Piet Halliday – Safex International “ Segurança no uso de Explosivos”
  • Debra Satkowiak – IME “ Regulamentação e Fiscalização de Explosivos nos EUA”
  • Roberto Folchi “ Moderna Técnica de Detonação Submarina”
  • BILL ADAMSON “ Tendências”
  • DFPC – “ Nova portaria”

Na parte Comercial, os patrocinadores terão direito de apresentar produtos ou serviços e soluções.

Para o VP Marketing Feiras e Eventos da ABIMEX, Ronaldo Almeida, a ideia do evento é o fortalecimento da Associação e do mercado como um todo.

O vice-presidente da ABIMEX, Carmo Antonio Russo, ressalta que o evento trará muitas novidades para esse mercado que está em todos os níveis da infraestrutura.

O assessor da Associação, Lauro Pereira Dias, afirma que o evento é essencial no sentido de inovação e para trazer segurança na parte de detonação, para o usuário, para a empresa e para o trabalhador.  “E, principalmente, para mostrar que a indústria do explosivo não é nada que possa causar danos”.

O diretor da Emex, Ricardo Bastos Peres, acredita que a Explo Tech é muito importante, pois o mercado de explosivos precisa ser melhor entendido pela sociedade em geral. “A medida em que as pessoas entenderem essa cadeia elas perceberão que os explosivos dedicados à mineração são seguros. Vai ser muito bom unir a cadeia produtiva e ajudar o desenvolvimento do nosso país.”

1
0