Anglo American divulga atualização do comunicado sobre o ocorrido com o mineroduto

O município de Santo Antônio do Grama (MG) retomou, de forma gradativa, o abastecimento de água pela Copasa. A cidade começou a ser abastecida às 0:20 desta madrugada, inicialmente, nas partes baixas. A Anglo American está complementando o abastecimento nas partes altas, por meio de caminhões-pipa.

O sistema de abastecimento alternativo, com uma adutora superficial instalada provisoriamente pela Anglo American, começou a funcionar às 18 horas de ontem (13/03), com a captação no ribeirão Salgado para os dois reservatórios da Estação de Tratamento de Água (ETA) em Santo Antônio do Grama. Esse sistema de abastecimento alternativo roda com captação de 7 litros por segundo.

A obra para implementação da adutora definitiva (no subsolo), com captação também no ribeirão Salgado, está prevista para ser concluída na próxima sexta-feira (16/03), com capacidade de captação de 12 litros por segundo (ETA SAG consegue absorver máximo de 13 litros /segundo). Segue link com as imagens da normalização gradativa do abastecimento:  https://youtu.be/ReTLU23FoDk

Gestão de qualidade da água

Foi verificado que a pluma que desceu do ribeirão Santo Antônio, no município de Santo Antônio do Grama (MG), chegou ao encontro com o rio Casca, distante 18,8 km de Santo Antônio do Grama, mas de maneira bastante diluída. A diferença de vazão entre os dois cursos d´água, somada às ágeis ações da empresa para responder ao evento, contribuiu para que a percepção da pluma do rio Casca se dê apenas na área contígua à vazante do ribeirão Santo Antônio.

Hoje (14/03), começa a retirada manual do material e a limpeza da calha do ribeirão.

Nos oito pontos de monitoramento da qualidade da água, registrados ontem (13/03), ao longo dos sete quilômetros do ribeirão Santo Antônio, entre o local do vazamento e sua foz no rio Casca, os resultados de turbidez registram índices inferiores aos limites legais em cinco pontos.

No Rio Casca, a captação e o abastecimento seguem normalizados.

0
0