Anglo American divulga novo comunicado sobre falha em seu mineroduto

Sobre o andamento das medidas de correção e controle do evento ocorrido com o mineroduto em 12 de março (segunda-feira), no município Santo Antônio do Grama (MG), a Anglo American informa que:

– os monitoramentos ao longo do dia no Ribeirão Santo Antônio mostraram uma melhora significativa da qualidade da água. Não há percepção de pluma no Rio Casca, nem risco de que o material chegue ao Rio Doce. O trabalho de retirada de sedimentos da calha do curso d’água começa nesta quarta (14/03).

– Os procedimentos de reparo do duto estão em andamento desde ontem e continuam. As causas do rompimento da tubulação também continuam sendo investigadas.

– As cerca de 300 toneladas de polpa que vazaram são um composto de minério de ferro (70%) e água (30%). Polpa é o produto final do nosso processo produtivo, e é classificado pelas normas da ABNT como material não perigoso.

Sobre a questão do abastecimento de água em Santo Antônio do Grama, a Anglo American informa que:

– Foi iniciada nesta terça-feira (13/03) a construção de uma adutora para captação de água no Ribeirão Salgado, que estará concluída em três dias. A nova adutora alimentará a Estação de Tratamento de Água da Copasa em Santo Antônio do Grama. Esta adutora será uma alternativa permanente de captação de água.

– Até que a obra da adutora seja concluída, a Anglo American iniciou, às 19h de terça-feira (13/03), o bombeamento temporário de água do Ribeirão Salgado para a ETA da Copasa no município. A previsão é de que os reservatórios da ETA estejam cheios na madrugada desta quarta-feira (14/03). O sistema de distribuição será retomado gradativamente.

– Foram disponibilizados, ao longo do dia de hoje (12/03), 213 mil litros de água, que estão abastecendo residências e ETA da Copasa.

– Também emergencialmente, a Anglo American está distribuindo água mineral para a população. Nesta noite de terça-feira (13/03), serão recebidos 15 mil litros. Para quarta-feira (14/03) é aguardada a chegada de dois caminhões carregados com 26 mil litros de água mineral. A distribuição da água mineral será realizada por empresa contratada pela Anglo American.

Todas as medidas estão sendo tomadas de forma transparente e dentro dos mais elevados padrões de segurança, de forma a minimizar transtornos às pessoas e ao meio ambiente. Os trabalhos seguem ininterruptamente.

0
0