Anote na agenda: inauguração do Hub da Mineração será em 17 de janeiro

O Mining Hub ou Hub da Mineração, um dos mais inovadores projetos do setor mineral internacional, já tem data marcada para ser inaugurado. A cerimônia ocorrerá no próximo dia 17/1 (quinta-feira), em Belo Horizonte (MG).
O projeto consiste em um centro de inovação para startups e reúne, em um mesmo espaço físico, empreendedores, mineradoras e empresas integrantes da cadeia de fornecimento da indústria mineral. A iniciativa surgiu de uma parceria entre as principais mineradoras brasileiras e o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).

O objetivo é construir um canal direto de negócios e relacionamento entre mineradoras e iniciativas de inovação aplicada (startups, projetos acadêmicos e empresas de base tecnológica). O programa busca conectar os envolvidos para, inicialmente, estimular o desenvolvimento conjunto de soluções aos desafios das áreas de: eficiência operacional, fontes de energia renovável, gestão de água, gestão de resíduos e rejeitos, bem como saúde e segurança ocupacional (SSO).

Segundo o diretor-presidente do IBRAM, Walter Batista Alvarenga, a ideia é operar como um ecossistema de inovação aberta. “Consideramos muito importante reunir em um local as mineradoras, as startups e também os fornecedores para otimizar recursos, encurtar distâncias e criar oportunidades de trocas de experiências. Será um espaço vivo e ativo”, avalia Walter Alvarenga.

Para ele, o Hub da Mineração irá proporcionar à indústria mineral brasileira a capacidade de dar um salto em inovação. “Nossa expectativa é gerar muitos negócios e oportunidades para empresários e profissionais ligados à tecnologia, à inovação e a outros segmentos no Brasil”, afirma.

Além do IBRAM, atualmente participam do projeto 18 importantes mineradoras: Anglo American, AngloGold Ashanti, ArcelorMittal, Bahia Mineração, Bemisa, CBMM, CMOC, CSN, Ferrous, Gerdau, Kinross, J. Mendes, Mineração Morro Verde, Nexa Resources, RHI Magnesita, Samarco, Mineração Usiminas e Vale.
Além das mineradoras, empresas da cadeia de fornecedores também estarão no Hub da Mineração: Accenture, Haver & Boecker, IHM Stefanini, ISQ, LGA, Petronas, Sebrem, Sotreq.

A Neo Ventures é a empresa responsável pela operacionalização do Mining Hub. Ela faz a ponte entre mineradoras e todos os stakeholders envolvidos; desenvolve e executa projetos para grandes empresas, governos e ambientes de inovação, cujos representantes acreditam que as parcerias com startups e centros de tecnologia são diferenciais competitivos para a sobrevivência e a transformação das suas instituições.

Com o apoio da Anglo American, a cerimônia de inauguração contará com o serviço “Cozinheiros da Rua”, um buffet que conta com a atuação de ex-moradores de rua.

Serviço:
Inauguração do Hub da Mineração
Data: 17 de janeiro de 2019
Horário: 17 horas
Local: Rua Sergipe, nº 1.440, bairro Savassi.Mais informações em https://www.mininghub.com.br/mhub.html#!/

1
0