Caravana do Esporte e Caravana das Artes chegam a Juruti

A Caravana do Esporte e a Caravana das Artes estarão em JURUTI, interior do Pará, de 3 a 5 de dezembro para 3 dias de atividades gratuitas voltadas a alunos e professores da rede municipal de ensino e a gestores do município.

Projetos educacionais realizados pelo Instituto Esporte & Educação, Instituto Mpumalanga, DISNEY, ESPN e UNICEF, as Caravanas contemplaram para a última etapa de 2019 o município de Juruti, banhado pelo rio Amazonas, no oeste paraense, com cerca de 55 mil habitantes e uma população indígena dos povos Munduruku e Muirapinima.

Durante 3 dias, 2.400 alunos das escolas municipais vão participar de atividades de esporte e de arte educacionais, das 08h às 17h, na ARENA CARAVANA, que será especialmente erguida pelos projetos no campo da Associação Santa Cruz Esporte Clube. Enquanto as crianças brincam, 200 gestores e profissionais das áreas da Educação, Esporte e Cultura vão participar de formação continuada ministrada pelos especialistas dos projetos.

Na etapa de Juruti, as crianças vão receber a visita da atleta da natação Jéssica Bruin Cavalheiro, convidada pela Caravana do Esporte. Jéssica é multi campeã brasileira na prova de 200 metros livre, medalhista pan-americana e atleta olímpica nos Jogos Olímpicos de Verão de 2016, no Rio, onde competiu no revezamento 4×200 metros livre e bateu o recorde sul-americano com o tempo de 7m55s68.

A Caravana do Esporte e a Caravana das Artes viajam o Brasil desde 2005 e levam a municípios do interior do Brasil as metodologias “Esporte Educacional” e “Viva com Arte”. Com mais de 200 municípios atendidos, as Caravanas contam com a participação voluntária de artistas e atletas convidados, para ampliar a visibilidade do esporte e da arte na educação.

A iniciativa também faz parte do compromisso da DISNEY de promover um estilo de vida saudável, incentivando atividades esportivas e culturais ao ar livre por meio de suas histórias, conteúdos, experiências e personagens. Os projetos chegam a Juruti com apoio da Prefeitura municipal e patrocínio da Alcoa.

Rogério Ribas, gerente de Relações Institucionais e Trabalhistas da Alcoa Juruti, ressalta que o projeto Caravana do Esporte na cidade tem um impacto bastante positivo na vida das pessoas por ter como princípios a inclusão de todos, a educação integral, o respeito à diversidade e construção coletiva. “Estamos muito felizes por receber um projeto dessa magnitude, que tem 2 a missão de potencializar o desenvolvimento integral do ser humano, ampliando o acesso qualificado à prática de educação física e esporte por meio de métodos educacionais e de políticas públicas em diferentes territórios. O Caravana do Esporte na cidade é uma iniciativa grandiosa, que chega a Juruti com o objetivo de capacitar os professores, sendo que, durante essa capacitação, 2.400 crianças estarão praticando esporte em diversas modalidades individuais e coletivas, como vôlei e futebol. Isso para nós é extremamente rico e o mais importante desse projeto é que ele não termina por onde passou. Nossa expectativa é de que em Juruti não seja diferente e haja uma continuidade dessa ação”.

A Arena Caravana terá Futebol, Vôlei, Basquete, Lutas, Tênis, Oficinas do Esporte, Atletismo, Jogos não convencionais e Slackline e uma tenda para atividades artísticas com oficinas de música. Segundo Ana Moser, medalhista olímpica e presidente do Instituto Esporte & Educação, que há 14 anos realiza a Caravana do Esporte, “o IEE propõe a escola ativa, em que as atividades esportivas não sejam apenas nas aulas de educação física, mas que exista o envolvimento de todos, uma mobilização, buscando o desenvolvimento motor, afetivo, melhoria das relações entre tantos outros benefícios”.

Adriana Saldanha, diretora geral das Caravanas, afirma que “as metodologias aplicadas na Caravana do Esporte e na Caravana das Artes atendem a necessidade dos municípios de atuarem a partir de tecnologias sociais e educacionais que garantam o direito de toda criança e adolescente de praticar esportes, brincar e viver com arte”. Nesse sentido, o UNICEF reforça a mensagem de que a Caravana é “uma oportunidade de deixar um legado de novas possibilidades de políticas públicas de esporte e educação para o município”, segundo Augusto Souza, Oficial de Programas da organização internacional.

 

Atleta convidada viaja pela primeira vez a Juruti

Jessica Bruin Cavalheiro tem 28 anos, é pentacampeã brasileira dos 200 m livre e tem duas medalhas de prata em Jogos Pan-Americanos, em Guadalajara 2011, e em Toronto 2015. Natural de Belo Horizonte (MG), Jiba, como é carinhosamente chamada, foi integrante da seleção brasileira de natação por 8 anos e chegou ao ápice com o recorde sul-americano do revezamento 4×200 m livre na Rio 2016.

Convidada a conhecer os projetos na etapa Juruti, Jéssica diz estar muito animada e vai enfrentar dois dias de viagem para desembarcar na cidade no dia 2 de dezembro. “Conheci a Caravana através da Etiene Medeiros e do João Gomes, que participaram da etapa do projeto em Baixo Guandu-ES. Achei incrível a ação e quando me chamaram corri para adiar meus compromissos para não perder a oportunidade de participar deste evento”, afirmou Jéssica. “Esporte e Educação são as minhas paixões, primeiramente o esporte, por ter me educado como uma mulher forte, e a educação pela nova fase da minha vida à frente de uma Editora de 3 livros infantis. A parte que mais me toca, diz a atleta, é a troca, aprender e ensinar, conhecer a cultura do meu país e estou ansiosa para me jogar em todos os momentos da Caravana em Juruti”, completa Jéssica Bruin.

A nadadora já teve passagens pelas equipes do Minas Tênis Clube e do Fluminense, encerrando sua carreira no Sesi-SP em dezembro de 2016. Atualmente é diretora de produção e inovação da Editora Bom Bom Book’s e acredita que esporte e educação andam de mãos dadas. Apaixonada por esportes aquáticos, continua dando suas braçadas em campeonatos como Jogos Abertos do Interior de São Paulo, representando São Bernardo do Campo, e descobriu o amor por outros esportes como o surf.

 

Caminhão das Caravanas faz travessia de balsa de 15 horas até Juruti

A carreta que transporta materiais das Caravanas para a etapa Juruti cruzou o país desde Guaíba, no Rio Grande do Sul, onde foi realizada uma ação dos projetos no final de outubro/2019, passou por São Paulo e chegou a Santarém dia 25 de novembro, de onde partiu na quarta (27) para uma travessia de 15 horas de balsa até Juruti.

A abertura oficial das Caravanas acontece na próxima terça-feira (03/12), às 08h30, na ARENA CARAVANA, no campo da Associação Santa Cruz Esporte Clube, na Rua Marechal Rondon s/n, Bairro Bom Pastor. As atividades com as crianças e jovens na Arena serão realizadas das 08h às 11h e das 14h às 17h. As oficinas de Formação de Professores vão acontecer paralelamente, das 8h00 às 11h00 e das 14h00 às 17h00. A cerimônia de diplomação e encerramento será na quinta (5), às 17h30.

 

Sobre as Caravanas 

A Caravana do Esporte e a Caravana das Artes são projetos de educação que viajam o Brasil desde 2005 levando as metodologias “Esporte Educacional” e “Viva com Arte” para atendimento direto de crianças e capacitação de educadores e gestores públicos.

A Caravana do Esporte tem patrocínios: Alcoa, Itaú, Rede, EDP e CMPC, via Lei de Incentivo ao Esporte / Governo Federal.

A Caravana das Artes tem patrocínios: Rede, Otis, CMPC, EDP, Unopar e Quantic, por meio da Lei da Cultura / Governo Federal.

0
0