ArcelorMittal Barra Mansa inaugura maior muro de grafite da América Latina

Fábrica de Grafitti produziu paredão de 8,5 mil metros da usina de Barra Mansa no mês de outubro

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A unidade da ArcelorMittal em Barra Mansa inaugurou a maior pintura em grafite da América Latina. O muro da empresa foi concluído na semana passada e contou com o trabalho de nove artistas. O paredão tem agora diversas intervenções artísticas ao longo dos seus 8,5 mil metros quadrados. A ação foi desenvolvida pela empresa Fábrica de Grafitti e contou com a parceria com Fundação de Cultura de Barra Mansa.

“A unidade Barra Mansa tem um papel estratégico importante para a ArcelorMittal e realizar esse muro só reforça o quanto ela é importante para nós. Essa nova vista dá uma nova cara para a planta inaugurada em 1937. Trata-se de um esforço coletivo e foi um sucesso”, comentou Tatiana Nolasco, diretora de Negócios da ArcelorMittal no Sul Fluminense.

A Fábrica de Grafitti realizou um concurso, em junho deste ano, para escolher dois artistas. Por meio de votação popular – foram mais de 170 mil votos – os ganhadores foram Ju Angelino (@ju_angelino) e Junior Asnoum (@juniorasnoum), oriundos do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, respectivamente. Os outros sete artistas selecionados passaram por uma curadoria específica e foram selecionados para grafitar o muro. O projeto primou pela diversidade de gênero na escolha dos artistas e contou com a presença de 50% de artistas do sexo feminino na produção do mural.

ArcelorMittal Barra Mansa inaugura maior muro de grafite da América Latina
ArcelorMittal Barra Mansa inaugura maior muro de grafite da América Latina – crédito: divulgação
Projeto Fundação ArcelorMittal
O projeto foi fomentado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, via Fundação ArcelorMittal, e investiu R$ 380 mil com o intuito de valorizar a arte e o trabalho de artistas nacionais. O programa já produziu, até então, os cinco maiores murais de grafite dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Bahia, além de formar 200 novos artistas urbanos por meio de oficinas próprias. Fábrica de Graffiti O Fábrica de Graffiti visa humanizar espaços industriais por meio da valorização da cultura do StreetArt e capacitar novos artistas. A ideia é ocupar espaços públicos acinzentados e levar mais arte e cor para o cotidiano das pessoas. Projeto Fundação ArcelorMittal

O projeto foi fomentado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, via Fundação ArcelorMittal, e investiu R$ 380 mil com o intuito de valorizar a arte e o trabalho de artistas nacionais. O programa já produziu, até então, os cinco maiores murais de grafite dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Bahia, além de formar 200 novos artistas urbanos por meio de oficinas próprias.

Fábrica de Graffiti
O Fábrica de Graffiti visa humanizar espaços industriais por meio da valorização da cultura do StreetArt e capacitar novos artistas. A ideia é ocupar espaços públicos acinzentados e levar mais arte e cor para o cotidiano das pessoas.
0
0