Mineração na agricultura – Votorantim Cimentos apresenta nova marca da sua unidade de negócios de insumos agrícolas

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A Votorantim Cimentos, líder na comercialização de calcário agrícola no Brasil, apresenta ao mercado Viter, nova marca da sua unidade de negócios de insumos agrícolas.

A nova identidade reforça a estratégia da companhia de ampliar a sua atuação no agronegócio, aproximando-se ainda mais do produtor rural brasileiro. Trabalhando com o já consolidado Calcário Agrícola, a empresa vem investindo mais fortemente no mercado agro desde 2016.

O plano da unidade de negócios Viter é aumentar o seu portfólio de soluções agrícolas e se firmar como o melhor parceiro do agricultor, seguindo com a oferta de produtos de qualidade e assistência técnica. Junto com a apresentação da nova marca, a empresa também anuncia o lançamento da nova linha Optmix, mix calcário e gesso que renova o potencial produtivo do solo até as camadas mais profundas, em uma única aplicação.

“Viter significa mais vida e vigor para a terra, pois acreditamos que o solo do nosso cliente pode mais. Nosso propósito é perpetuar o potencial máximo do solo do agricultor, garantindo a sustentabilidade da produção.
O solo é a base da boa produtividade de uma lavoura e esse é o nosso foco”, afirma o gerente geral de Viter, Laercio Solla.

Sem o cuidado constante com o solo, o potencial produtivo não acontece. Daí surgiu o propósito da Viter: despertar e perpetuar o potencial máximo do solo. Seus produtos têm origem garantida, corrigem a acidez do solo, promovem a liberação de nutrientes em profundidade, proporcionam maior aeração e favorecem o desenvolvimento das raízes. Viter também disponibiliza assistência técnica para análise e entendimento do solo, tanto na aplicação quanto na compreensão das tendências. Os produtos da nova marca atuam em todas as camadas do solo, com quatro linhas de corretivos e nutrientes:

• Optmix, partindo dos seus produtos principais é o lançamento de Viter, otimiza o potencial produtivo do solo em uma única aplicação com Cálcio, Magnésio e Enxofre, proporcionando praticidade e eficiência.

• Calcário Itaú renova o potencial produtivo do solo, é referência em alta pureza, eficiência e economia para renovar o potencial produtivo do solo.

• Cal fértil acelera a renovação do solo, com imediata disponibilidade de alto teor de Cálcio e Magnésio. Possui alto teor de nutrientes e pode ser aplicado no pré-plantio, pós-plantio e cobertura.

• Gesso Itaú condiciona o solo e nutre as camadas mais profundas do perfil.

Investimentos e presença nacional
A Votorantim Cimentos é líder na comercialização de calcário agrícola no Brasil e a única empresa com presença nacional. A produção de insumos agrícolas da companhia está distribuída em dez fábricas no Brasil. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, a unidade de negócios Viter está presente nas cidades de Nobres (MT), Xambioá (TO) e Sobradinho (DF) e, no Nordeste, em Ouricuri (PE). A região Sudeste é abastecida pelas fábricas de Itapeva (SP), Salto de Pirapora (SP), Itaú de Minas (MG) e Paracatu (MG). Na região Sul, as unidades produtivas estão em Rio Branco do Sul (PR) e Pinheiro Machado (RS).

No ano passado, a empresa anunciou um plano de investimentos de R$ 200 milhões para os próximos cinco anos, incluindo o desenvolvimento de novos produtos e o aumento da capacidade de produção, que subiu de 3,3 milhões de toneladas/ano em 2019 para as atuais 4,3 milhões de toneladas/ano de insumos agrícolas, comercializados com nossas marcas Calcário Itaú, Cal fértil e Gesso Itaú.

Em 2019, a Votorantim Cimentos concluiu a construção de uma nova linha de produção de calcário agrícola em Nobres (MT), ampliando a capacidade de produção de insumos agrícolas da unidade de 250 mil para 1 milhão de toneladas por ano. Com a ampliação, a unidade de Nobres (MT) tornou-se uma das maiores em produção de insumos agrícolas no Brasil, ao lado da unidade de Itaú de Minas (MG), que também possui capacidade de produção
de 1 milhão de toneladas por ano. A fábrica de Nobres (MT) recebeu investimentos de R$ 42 milhões para a linha de calcário agrícola convencional. Adicionalmente, capacitamos a fábrica para produzir dois novos produtos: a linha Optmix e o calcário filler, que é o calcário de alta performance.

Para 2020, a capacidade produtiva terá um adicional superior a 1 milhão de toneladas: 600 mil toneladas de fertilizantes minerais mistos — 200 mil ton. em Nobres (MT), 200 mil ton. em Xambioá (TO) e 200 mil ton. em Itapeva (SP) — e 470 mil toneladas de calcário — 350 mil ton. em Itaú de Minas (MG) e 120 mil ton. em Xambioá (TO).

A área de insumos agrícolas tem grandes sinergias com a operação de cimentos, pois permite o melhor aproveitamento dos recursos minerais e infraestrutura, além do compartilhamento de distribuição logística.

A agricultura começa no solo
Os solos brasileiros, em especial o do bioma Cerrado, possuem pH (nível de acidez) excessivamente ácido, o que leva à diminuição na disponibilidade de nutrientes como fósforo, cálcio, magnésio e potássio que, dependendo do manejo e da adubação utilizados, podem atingir níveis de deficiência e toxidade às plantas.

O manejo correto do solo, por meio da calagem, também oferece ganho ambiental, grande preocupação da agricultura moderna, e inclui conceitos de conservação e sustentabilidade, de modo que os recursos naturais, notadamente o solo e a água, possam ser conservados para gerações futuras. O uso de calcário agrícola melhora as propriedades físicas do solo, proporcionando melhor aeração e circulação de água, favorecendo o desenvolvimento das raízes.

0
0