Encontro em Vazante (MG) discutiu a segurança e saúde na mineração

Seminário aconteceu pela terceira vez

Cerca de 400 pessoas estiveram em Vazante (MG) nos três dias de encontro do 3º Seminário de Segurança em Mineração, organizado pela Nexa, entre os dias 6 e 8/8. Mais de 90 empresas, entre mineradoras e fornecedores do setor foram representadas no evento.

O objetivo do evento foi estimular a troca de experiências e o conhecimento em práticas de atuação seguras por meio da apresentação de casos e discussões sobre temas como Atuação da Liderança e Comportamento Seguro, Saúde Ocupacional, Gestão de Riscos, Prevenção de Fatalidades e Segurança de Processos e Emergência, além de uma visita in loco no processo de disposição de rejeitos à seco da Unidade Vazante.

Para Fernando Gurgel, gerente geral da Unidade, o objetivo foi alcançado. “Oportunidades como essa que o seminário proporciona são fundamentais para a evolução e o aprimoramento das práticas em saúde e segurança na mineração. Precisamos unir nossos conhecimentos e compartilhar o que tem funcionado nas outras empresas, para realizarmos um grande benchmarking”, avalia. 

Sobre a Unidade da Nexa em Vazante

Vazante detém a maior jazida de zinco do Brasil e graças à Excelência Operacional da Nexa, se tornou referência em mineração.

As pesquisas minerais iniciaram em 1961. Oito anos depois, a operação já produzia em escala industrial na Mina Céu Aberto e, desde 1993, em Lavra Subterrânea.

Atualmente, a Unidade possui duas minas em operação: Mina Vazante e Mina Extremo Norte, com produção de concentrados de zinco, chumbo e prata, transferidos para a Unidade da empresa em Três Marias (MG).

Sobre a Nexa

A Nexa Resources é uma das cinco maiores mineradoras de zinco do mundo, além de produzir cobre e chumbo. Atua há mais de 60 anos nos segmentos de mineração e metalurgia, com operações localizadas no Peru e no Brasil e escritórios comerciais em Luxemburgo, Estados Unidos e China, fornecendo seus produtos para todos os continentes do mundo. Seus empregados atuam focados na construção da mineração do futuro, cada vez mais sustentável, inovadora e com as melhores práticas de segurança e respeito às pessoas e ao meio ambiente. Desde 2017, suas ações são negociadas nas Bolsas de Valores de Nova York e Toronto, sendo seu acionista majoritário a Votorantim S.A. Para mais informações, acesse www.nexaresources.com

Encontro em Vazante (MG) discutiu a segurança e saúde na mineração
Encontro em Vazante (MG) discutiu a segurança e saúde na mineração
1
0