Entidades debatem estratégia para territórios minerados reduzirem excessiva dependência econômica da mineração

O setor de mineração, entidades empresariais e dos municípios mineradores e outros atores formalizaram acordo de cooperação voltado a estimular o desenvolvimento econômico dos municípios mineiros e, ao mesmo tempo, criar alternativas produtivas que reduzam dependência econômica na atividade minerária.

Para celebrar o acordo, o palco escolhido foi o Delta Fórum – Encontro de Desenvolvimento Econômico para Lideranças e Território, realizado ontem (3/12), em Belo Horizonte (MG).

Firmaram o acordo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Minas, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG, a Associação dos Municípios Mineradores do Brasil – AMIG, o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG e o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).

Clique aqui e acesse o acordo.

Para Flávio Penido, diretor-presidente do IBRAM, este tipo de debate auxilia os municípios e regiões do entorno a construírem e a implantarem estratégias voltadas a reduzir a dependência econômica em relação à atividade minerária. “A dependência excessiva provoca fragilidades aos territórios. A mineração é muito importante para a humanidade, porém, precisamos sempre deixar as comunidades preparadas para o encerramento desta atividade, já que ela é finita e não estará para sempre naquele local”, disse.

Também presente ao encontro, o diretor de Relações com Associados e Municípios, Alexandre Mello, acredita que este tipo de iniciativa pode proporcionar maior geração de renda e benefícios sociais para estas populações que vivem naqueles territórios. “Esta questão é uma preocupação e motivo de ações constantes do IBRAM, em busca de atingir a melhoria da sustentabilidade dessas regiões a longo prazo. Estamos unidos com as principais entidades de desenvolvimento econômico local do estado de Minas Gerais na busca de diversificação econômica dos territórios minerados”, afirmou.

Na ocasião, foi lançada a Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que vai atuar na defesa e na proposição de políticas públicas para o segmento.

Delta Fórum

O Delta Fórum é uma iniciativa do Sebrae Minas, em parceria com a Associação Mineira dos Municípios (AMM), Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) e Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE MG). O evento segue até a próxima quinta-feira (5/12) e pretende promover um amplo sobre a temática do desenvolvimento econômico local, além de destacar a importância da construção de uma visão de futuro e estimular a criação de uma cultura de planejamento nos municípios mineiros.

Entidades debatem estratégia para territórios minerados reduzirem excessiva dependência econômica da mineração
Entidades debatem estratégia para territórios minerados reduzirem excessiva dependência econômica da mineração – crédito: divulgação
0
0