Gerdau e Gustavo Penna apresentam projeto de portal para cidade de Ouro Branco

Projeto arquitetônico inspirado na história do município foi entregue à prefeitura na última terça-feira (12)

 

 

O portal de boas-vindas à cidade de Ouro Branco está a um passo de se tornar realidade. O monumento ganhou forma sob os traços do renomado arquiteto Gustavo Penna em parceria com a universitária Fernanda Freitas, vencedora do primeiro Concurso Nacional de Ideias do programa “Gustavo Penna 73/23 – 50 anos de Arquitetura, Desenho e Palavra”, patrocinado pela Gerdau. O projeto foi apresentado à prefeitura do município na última terça-feira (12).

Inspirado em elementos que representam a história do município, o monumento de linhas marcantes e modernas tem o objetivo de emoldurar o horizonte da cidade, a partir da percepção de quem chega. “A história de Ouro Branco foi construída por seus ciclos do ouro, do vinho, da batata, do aço, e, hoje, do conhecimento. Eles se renovam e reverberam nos moradores da cidade, compondo sua identidade. Sempre buscando a segurança no que já passou e a longevidade avistada no horizonte”, define o conceito do projeto.

Segundo a proposta original, apresentada à prefeitura, o monumento deverá ser construído utilizando aço, pedras, concreto e pavimentação, matérias-primas que marcam a arquitetura da cidade. “Mais do que um monumento, esse portal marca a entrada dos visitantes em um território sagrado. Quem passar por ele poderá experimentar, por diversos sentidos, as sensações que reforçam a importância da cidade de Ouro Branco.Temos que valorizar o que é nosso e despertar esse sentimento de pertencimento nas pessoas. Uma cidade é o território referencial da existência de alguém e é essa mensagem que queremos deixar, que as pessoas celebrem e respeitem o município”, detalha Gustavo Penna, destacando que a estrutura é versátil e comporta um espaço para contemplação das belezas naturais da região.

A Gerdau doará o aço necessário para a construção do pórtico, bem como a matéria-prima para a produção do piso (coprodutos da siderurgia e mineração). “Para nós é gratificante apoiar esse projeto e poder contribuir para a valorização sociocultural da cidade. Acreditamos que o aço é um elemento que traz muitas das características de Ouro Branco, não apenas por sua representatividade econômica, mas por sua força, versatilidade e longevidade”, afirma Hermenio Gonçalves, diretor executivo da usina da Gerdau Ouro Branco.

Toda a execução do projeto ficará sob a reponsabilidade da Prefeitura de Ouro Branco. As obras integrarão o plano de infraestrutura da cidade. “É essencial para a gestão pública e para o desenvolvimento de Ouro Branco conseguir parcerias como essa com a Gerdau e com o escritório Gustavo Penna Arquiteto e Associados. Esse Pórtico, utilizando aço e elementos de nossa história, ressalta a importância do produto de nossa terra, valorizando a identidade local e estabelecendo uma comunicação direta com os turistas e visitantes que aqui passam.”, explica o prefeito Hélio Campos.

Sobre o projeto Gustavo Penna 73/23

Idealizado por uma equipe de professores da PUC Minas – Poços de Caldas, o projeto Gustavo Penna 73/23 – 50 anos de Arquitetura, Desenho e Palavra prevê a publicação de livros, workshops, concursos, plataforma multimídia e exposição. As atividades antecipam as cinco décadas de carreira do arquiteto mineiro que se completarão em 2023.

O projeto se baseia em três pilares fundamentais para pensarmos o exercício da arquitetura no futuro: a Academia, os Arquitetos e a Inovação. O maior objetivo é criar um elo entre esses três grandes grupos e lançar discussões e reflexões num diálogo amplo e na troca de conhecimento transformadores.

Sobre a Gerdau

A Gerdau é uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que ampliam o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.

1
0