IBRAM recebe representantes do governo do Amazonas


Representantes do IBRAM se reúnem com representantes do Governo do Estado do Amazonas – Crédito: divulgação

As perspectivas de investimentos em mineração no Amazonas e a expansão dos negócios foram tema de encontro realizado na sede do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) em Brasília (DF) na manhã de ontem (14/5). O Diretor de Assuntos Minerários do Instituto, Marcelo Tunes e a Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento, Cinthia Rodrigues reuniram-se com representantes do Governo do Estado do Amazonas.

José Félix Júnior, responsável pela Captação de Investimento do Governo e Sônia Rodrigues Ramos, Secretária Executiva de Relações Institucionais, buscavam, com a visita, aprofundar conhecimentos em relação à expansão do setor.

“É primordial a participação do Serviço Geológico Brasileiro (CPRM), para alavancar o conhecimento geológico em escala adequada e conhecer melhor o potencial mineral no subsolo do Estado do Amazonas”, explicou Marcelo Tunes. “O empresário de mineração tem ciência das áreas de proteção existentes no Estado e das terras indígenas, mas é perfeitamente possível a implantação da atividade no local. A população local seria beneficiada com a geração de renda e interiorização do desenvolvimento”, frisou.

Sônia Rodrigues, que representou o Governo do Amazonas, aproveitou a oportunidade para frisar que o Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasquez, localizado em Manaus (AM) está a disposição do IBRAM para a realização de eventos e feiras relacionadas à mineração.

Marcelo Tunes lembrou os participantes que a mineração é uma indústria de longa duração e o conhecimento geológico é o passo inicial. “Estima-se que após as primeiras descobertas geológicas para um potencial alvo mineral se transformar efetivamente em uma jazida e tornar-se uma mina são necessários aproximadamente dez anos”, explica. Os representantes do Governo afirmaram que solicitarão apoio à CPRM para levantar a realidade geológica e atrair investimentos para o local.

Saiba mais sobre o Estado do Amazonas:

–       http://www.seplancti.am.gov.br/wp-content/uploads/2017/07/Guia-do-Investidor-ZFM-Maio-2017-1.pdf

–       http://www.suframa.gov.br/invest/como-guia-seplan.cfm

–       https://amazoniasemfronteiras.com/visite-o-amazonas-o-destino-verde-do-brasil/

1
0