Mining Hub divulga primeiros projetos da ‘nova mineração’

O dia 11 de junho vai marcar uma nova etapa na história da mineração brasileira. Nesse dia, chamado de ‘DemoDay’ (ou dia de demonstração) serão conhecidos projetos de base tecnológica desenvolvidos em conjunto por mineradoras, fornecedores do setor e startups de várias partes do país.

Esses projetos apresentam propostas de soluções para cinco áreas de interesse da mineração, que busca aperfeiçoar seus processos produtivos e elevar seu patamar de competitividade: “Eficiência Operacional”; “Fontes de Energia Alternativa”; “Gestão de Água”; “Gestão de Resíduos” e “Segurança: Operacional e SSO, Desenvolvimento Social”.

O ‘DemoDay’ será realizado na ESCOLA DE DIREITO DOM HELDER CÂMARA – Rua Álvares Maciel, 628 – Sta. Efigênia – Belo Horizonte (MG), das 16h às 20h.

Para o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), um dos apoiadores da iniciativa, o Mining Hub tem papel preponderante para o Brasil estabelecer uma ‘nova mineração’, ainda mais competitiva, segura e sustentável.

Esses projetos foram desenvolvidos durante o 1º ciclo de 4 meses do Mining Hub (www.mininghub.com.br), o primeiro espaço de inovação voltado a desenvolver soluções tecnológicas para a indústria da mineração em todo o mundo e está situado em Belo Horizonte (MG). As startups apresentarão ao público o que realizaram nesse período, com a perspectiva de gerar novos e volumosos negócios com o setor mineral, após o apoio de mineradoras-madrinhas e dos fornecedores.

O Mining Hub reúne as mineradoras: Alcoa, Anglo American, AngloGold Ashanti, ArcelorMittal, Bahia Mineração, Bemisa, CBMM, CMOC, CSN, Ferrous, Gerdau, Kinross, J. Mendes, LGA Mineração e Siderurgia, Mineração Morro Verde, Nexa Resources, RHI Magnesita, Samarco, Mineração Usiminas, Vale e Yamana Gold.

Além das mineradoras, empresas da cadeia de fornecedores também participam do Hub da Mineração. São elas: Accenture, Clariant, Deloitte, Haver & Boecker, IHM Stefanini, ISQ, Kluber Lubrification, Lhoist, Lots Group, Metso, Outotec, Petronas, Sascar, Sotreq, ThyssenKrupp, Tracbel.

0
0