Nexa lança 3ª edição de programa global em conjunto com startups

Mining Lab Challenge é contínuo e empreendedores podem inscrever seus projetos ao longo do ano

A mineradora Nexa Resources (ex-Votorantim Metais) abriu inscrições para a terceira etapa do Mining Lab Challenge, programa que apoia empreendedores dispostos a desenvolver projetos de inovação tecnológica para o setor de mineração e metalurgia. Diferentemente das outras duas edições, desta vez, o Mining Lab Challenge será contínuo e terá suas inscrições abertas ao longo de todo o ano.

As inscrições podem ser feitas por meio do site http://www.mininglab.com.br/. Com base no modelo venture client, as startups vencedoras recebem investimento financeiro para o desenvolvimento dos projetos, assessoria contínua de profissionais durante um ano, qualificação em gestão financeira, jurídica e marketing, além de acesso às instalações e às informações técnicas das unidades da Nexa.

Criado em 2016, o programa surgiu da necessidade da Nexa desenvolver soluções para os processos internos. Antes, as startups deveriam apresentar seus projetos em um período determinado, atendendo aos desafios propostos pela empresa. Neste ano, além do tradicional, o empreendedor pode inscrever uma ideia coerente, inovadora e tecnológica para o setor de mineração e metalurgia, sem necessariamente atender à algum desafio e enviar o projeto a qualquer momento do ano.

Com a experiência de bons resultados nas edições anteriores, nesse ano, a companhia busca mais parceiros de países como China, Israel, Canadá e Austrália, além de se aproximar do ecossistema de inovação mundial, reforçando a posição global da empresa e sua estratégia de inovação aberta. “O Mining Lab é uma forma colaborativa de pensar e construir soluções tecnológicas e, assim, ampliar a competitividade frente aos desafios do nosso negócio. É uma iniciativa que oxigena o ambiente da empresa e abre espaço para o desenvolvimento de novas ideias, dentro do conceito de mineração inteligente. Queremos ampliar o leque de startups, com ideias de dentro e de fora do país, a fim de criar soluções cada vez mais inovadoras para o setor”, afirma Rogerio Rabelo, head de Open Innovation da Nexa.

A segunda edição do Mining Lab contou com 291 projetos inscritos e 20 startups selecionadas após as primeiras etapas de triagem. No período, os candidatos tiveram uma preparação na qual foram acompanhados por mentores técnicos e de gestão da Nexa. Desse modo, os empreendedores formataram a proposta de valor de cada iniciativa para apresentar à banca, que avaliou critérios como viabilidade, alinhamento estratégico, tecnologia, solução e equipe. A banca julgadora foi composta por diretores de diversas áreas da Nexa.

Em 2018, 9 startups foram finalistas do Mining Lab e têm trabalhado no desenvolvimento dos projetos durante 2019. São elas:

Economia Circular – Aquova (CAN), Biopolynet (CAN), Knowledge Direction do Brasil (BR)
Concentração Mineral – E3min (PER)
Logística – Authenticiti (USA)
Automação – RockMass Technologies (CAN), 4HELIXLABS (PER)
IOT/TI – Geoinnovación (PER), ShiftAI (BR)

Sobre a Nexa

A Nexa Resources é uma produtora de zinco com mais de 60 anos de experiência no desenvolvimento e operação de ativos de mineração e metalurgia na América Latina. A empresa possui cinco minas subterrâneas, três localizadas nos Andes centrais do Peru e duas localizadas no estado de Minas Gerais no Brasil. Duas das minas da Companhia, Cerro Lindo, no Peru, e Vazante, no Brasil, estão entre as 12 maiores minas de zinco do mundo. Para mais detalhes, acesse www.nexaresources.com.

Clique aqui e acesse mais notícias da aba inovação. 

0
0