Rio de Janeiro será capital da geologia com o maior evento de geociências da América Latina

49º Congresso Brasileiro de Geologia acontece de 20 a 24 de agosto, no Centro de Convenções SulAmérica

O Diretor de Assuntos Ambientais do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Rinaldo Mancin, será um dos palestrantes da 49ª edição do Congresso Brasileiro de Geologia. O evento será realizado no Rio de Janeiro entre os dias 20 e 24 de agosto, no Centro de Convenções SulAmérica.

Considerado o maior evento sobre Geociências da América Latina, o Congresso tem como objetivo integrar academia, empresas, profissionais e também a sociedade por meio de palestras, debates, cursos e eventos paralelos. O mote conceitual será “Geologia: Conhecer o Passado para Construir o Futuro”.

Entre os principais temas debatidos estão ‘Segurança do Trabalho’, ‘Defesa das Instituições Públicas de Geologia e da Ciência Brasileira’, ‘Petróleo e Gás’ e ‘Geologia, Mineração e Recentes Desastres Ambientais’. A programação também traz atividades paralelas como o 9º Simpósio do Cretáceo do Brasil e o 7º Simpósio de Vulcanismo e Ambientes Associados.

A expectativa da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG), que organiza o evento, é reunir cerca de 4 mil profissionais (da indústria, comércio e serviços), pesquisadores, professores, estudantes (graduação e pós-graduação) das diversas áreas de conhecimento das Ciências da Terra. Interessados nos temas que envolvem as Geociências, seja na área aplicada ou teórica/acadêmica, também são esperados, além da comunidade em geral. As inscrições podem ser feitas até dia 10 de agosto pelo site www.49cbg.com.br. Após esta data, diretamente no local, durante o evento.

O evento será aberto na segunda-feira, dia 20, às 15h, em cerimônia no Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, que está completando 200 anos. A programação prossegue até sexta-feira, dia 24, no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova. Durante os cinco dias, deverão ser apresentados 2.175 trabalhos técnicos e científicos.

Confira aqui programação completa.

0
0