Simineral apresenta o tema da próxima edição do Anuário Mineral

O lançamento oficial será em março de 2019


Pré-lançamento do tema da oitava edição do Anuário Mineral do Pará – crédito: divulgação

Na última quinta-feira, 13 de setembro, o Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) fez o pré-lançamento do tema da oitava edição do Anuário Mineral do Pará, no Restô do Parque. Durante o evento também foi divulgada a capa da edição 2019. Com base no tema geral, Mineração: Tudo começa aqui!, serão desenvolvidos os vários capítulos do Anuário, trazendo dados atualizados dos números expressivos da produção, exportação, investimentos, geração de empregos e benefícios para a comunidade, além de matérias e entrevistas com renomados profissionais do setor no Estado. Este pré-lançamento foi também a oportunidade de novos parceiros conhecerem o projeto, que já está consolidado como referência para conhecimento do setor mineral paraense. O Anuário oficial será divulgado no dia 14 de março de 2019.

O tema do Anuário 2019 sintetiza essa indústria que contribui decididamente para o desenvolvimento do Pará, do Brasil e do mundo. Inteiramente digital, com várias conexões e interações entre plataformas, o Anuário traduz também o conceito dos novos tempos: das redes, da convergência. E ao lado desse admirável mundo novo, conta histórias de pessoas, nossa gente que faz essa indústria girar e movimenta a roda do desenvolvimento no Estado.

O conceito também vem mostrar que muito do desenvolvimento humano no pós-contemporâneo está conectado com os minérios e, consequentemente, com as atividades minerais. As matérias mostrarão o desenvolvimento propiciado pela atividade mineral, com dois focos: no primeiro será abordado os avanços tecnológicos diretos que envolvem minérios. No segundo, será mostrado os agentes beneficiados por projetos sociais, ambientais, pelas ações de desenvolvimento regional, emprego e renda.

Em 2012, o presidente do Simineral, José Fernando Gomes Júnior, lançou a primeira edição do Anuário, e desde então a publicação tem servido como um novo canal de interlocução. Desde a edição deste ano, o Anuário é lançado somente na versão digital e está disponível no site do sindicato, e para consulta em dispositivos móveis.

História – Considerada uma publicação completa no que diz respeito à mineração paraense, o Anuário sempre buscou inovar em cada edição, apresentando novidades aos leitores. A primeira edição foi lançada em 15 de março de 2012, e junto com ela foi lançado o 1º Concurso de Redação da Mineração, que teve a participação de mais de mil alunos da rede pública de ensino.

De lá para cá, a publicação foi evoluindo, ganhando incremento de novos destaques. Em 2013, o 2º Anuário, sob o tema “Minérios da nossa terra, riquezas para a nossa gente”, veio com o dobro do número de exemplares. A grande novidade foi o lançamento do 1º Anuarinho, versão exclusivamente direcionada ao público infantil. À esta versão foram incorporados os prêmios Minerador Destaque  e Comenda de Mérito Minerador Honorário, o I Prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo e o II Concurso de Redação, com 4 mil alunos inscritos.

Em 2014, o 3º Anuário ousou, ainda mais. A publicação veio bilíngue (português/inglês), trazendo como tema “Mineração sustentável. Um legado para a nossa gente”. A publicação trouxe dois capítulos inéditos sobre Sustentabilidade e os Pioneiros da Mineração no Pará. O 3º Concurso de Redação também superou os públicos anteriores, com 10 mil alunos inscritos.

Desde então, o Anuário só veio crescendo em números, parceiros e importância. Em 2017, o Prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo cresceu e se transformou no Prêmio Simineral de Comunicação, garantindo um número maior de participantes, desde jornalistas a produtores de conteúdos digitais. 2017 também foi o ano de criação da Dorinha, a personagem infantil do Anuarinho, que conta, através de histórias didáticas, o mundo da mineração. Sucesso com o público infantil e adulto.

Este ano, com foco no mundo digital e nas conexões da nova era, a publicação trouxe como tema “Conexões: somos uma só rede”, e veio somente em versão digital, com muita interatividade e novidades. Mais um sucesso arrebatador.

 

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