Vencedores do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente 2019 são divulgados

Neste ano, 373 escolas públicas e particulares participaram do projeto

O Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente 2019 apontou os vencedores nacionais no início deste mês de novembro. Nesta 28ª edição foi registrado um aumento da participação de alunos (9,4%), professores (27%) e escolas (15%) em relação ao ano anterior, o que demonstra que o tema escolhido para este ano, “Água – economizar para não faltar”, mobilizou como nunca os estudantes e o corpo docente das instituições.

A iniciativa propõe, anualmente, a discussão de uma temática ambiental junto ao público escolar. Crianças e adolescentes foram desafiados a desenvolver projetos que solucionem o problema hídrico na sua escola ou comunidade. Participaram quase 100 mil alunos, 444 filhos de empregados e 2.135 educadores de 29 municípios de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Bahia e Rio de Janeiro.

Para a edição de 2019 foram entregues 313 projetos de escolas públicas, particulares e de filhos de empregados da empresa nas categorias Cientista Mirim e Cientista Jovem. Deste total, foram selecionados 20 projetos, nas categorias Cientista Mirim, Cientista Mirim I e II, Cientista Jovem e Cientista Jovem I e II.

O diretor-superintendente  da Fundação ArcelorMittal, Leonardo Gloor, destacou a escolha do tema como grande estímulo para a criatividade e mobilização dos estudantes. “Vários alunos criaram, por exemplo, reservatórios e cisternas para captação e reaproveitamento da água de chuva, utilizada tanto na limpeza das escolas como na irrigação dos jardins das instituições escolares. Ficamos satisfeitos ao perceber o quanto esses projetos foram fundamentais na conscientização desses jovens em relação a um problema que é hoje de todo o mundo”, disse ele.

A preocupação com a destinação do lixo, a importância da economia circular e a implementação de soluções ambientalmente corretas foram outras questões que motivaram a definição pelo tema.

Importância da água – Muito além do que imaginamos, a água está presente até onde não se pode ver. A água presente no seu corpo, que corresponde a mais de 60% dele, transporta nutrientes, oxigênio e garante todas as funções necessárias à vida. Ela também está nesta folha de papel – cerca de 10 litros foram gastos em sua produção. Na camiseta que você está vestindo estão 2.700 litros e naquele pãozinho do café da manhã, 40 litros foram usados na fabricação.

Dentro de casa – Os filhos dos empregados também participaram desta experiência, integrando as oficinas criativas do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente 2019. As atividades foram realizadas no início do segundo semestre deste ano, nas unidades da empresa.

Balanço – O Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente é realizado em parceria com as Secretarias Municipais e Estaduais de Educação e de Meio Ambiente. O projeto promove a capacitação de professores, faz a distribuição de kits educativos e reconhece os melhores trabalhos desenvolvidos pelas escolas e filhos de empregados.

A iniciativa já beneficiou quatro milhões de pessoas desde 1992.

Para saber mais informações acesse o hotsite www.arcelormittalciencias.net.

Destaques – Confira a lista completa de vencedores no site www.fundacaoarcelormittal.org.br.

0
0