A pesquisa e a descoberta de jazidas minerais no solo do Brasil se confundem com a própria história nacional. Da busca por ouro e pedras preciosas no leito dos rios a escavações com toda tecnologia à disposição. Lá se vão séculos de uma atividade que colocou o Brasil entre os maiores produtores de minérios no mundo.
Considerada a indústria das indústrias, a mineração é um elo fundamental da cadeia produtiva brasileira para que o desenvolvimento nacional ocorra. Afinal, praticamente toda a indústria de transformação utiliza minérios como matéria-prima, ou seja, os minerais são a base para a produção dos bens essenciais para o conforto, a saúde, a higiene, a moradia, a alimentação e a segurança dos cidadãos. O desenvolvimento de uma nação e o bem-estar de sua população não existem sem o uso de bens minerais.
A indústria mineral se destaca, ainda, por contribuir decisivamente para gerar superávits à balança comercial brasileira. No 1º semestre de 2020, por exemplo, o saldo da balança mineral correspondeu a 50% do saldo da balança comercial brasileira no período.