Desafios da ampliação das tecnologias na mineração brasileira

16 Fev 2021

As grandes mineradoras que atuam no Brasil são experts em inovação tecnológica. Mas uma boa parte do setor mineral precisa de apoio para chegar lá. 

Com cargas tributárias elevadas, que impactam fortemente o caixa das empresas de menor porte, além dos entraves e burocracias regulatórias, os investimentos para inovações nestas empresas se tornam limitados. Nas pequenas empresas, na maioria dos casos, os esforços financeiros são direcionados para a manutenção das suas unidades produtivas e, em algumas vezes, para pequenas expansões. O que se observa, nesses casos, são inovações mais recentes presentes de forma concentrada, restritas às unidades das grandes e, em alguns casos, nas médias mineradoras. Isso quer dizer que a maior parte da mineração brasileira possui um gap tecnológico e de inovações.

Para reduzir as dificuldades que a mineração de pequeno e médio porte encontra de aplicação de inovações tecnológicas e modernização em seus ambientes produtivos, o setor vem estimulando as startups. Por meio de um ecossistema de inovação montado no Mining Hub (www.mininghub.com.br), será possível oferecer tecnologia de ponta não só para as grandes empresas, mas também para empresas menores não dispõem de uma estrutura econômico-financeira, equipes diversificadas e facilidades de importação de muitas tecnologias.

Inovação
Inovação
Notícias