Esmeralda

Fórmula Química

Be3Al2Si6O18

Classe Química

Silicatos

Propriedades

A esmeralda é a variedade de cor verde do Berilo, mineral que apresenta-se comumente em cristais prismáticos com bases hexagonais, raramente biterminados, com vários centímetros de comprimento, usualmente estriados e corroídos, com fraturas e fissuras, muitas delas preenchidas por impurezas. A cor verde é devida a presença de cromo na composição do Berilo, onde a substituição do Al por Cr enfraquece a estrutura, daí as abundantes fraturas que a esmeralda apresenta.

Procedência

Esta imagem foi extraída da Lavra Carnaíba – Carnaíba, BA.

Curiosidades

A esmeralda é a gema mais antiga conhecida da humanidade, sendo comercializada há cerca de 6000 anos na Babilônia. Esmeralda era a deusa sagrada dos Incas. Antigamente esta pedra era dada às jovens como um talismã para ter proteção e dar facilidade na hora do parto. Foi associada também à deusa romana das florestas, Diana, protetora das mulheres jovens e padroeira dos partos. Os egípcios acreditavam que esta pedra estava associada à fertilidade e ao renascimento. Atualmente, o Brasil é o 2º maior explorador de esmeraldas do mundo. Acredita-se que a maior esmeralda do mundo foi encontrada no Brasil, pesando 57 mil quilates ou 11,4 kg, a peça foi lapidada na Índia.

Uso

As esmeraldas são utilizadas como gemas, ou seja, em joias, em adornos e objetos de decoração. Crédito da foto da esmeralda: Henry Yu

Abc Da Mineração