Fertilizantes
A mineração é fundamental para a produção de fertilizantes.
A mineração é fase fundamental no processo de produção de nutrientes para a agricultura. Para a fabricação dos fertilizantes minerais, os elementos como fósforo (P) e potássio (K) – que estão presentes em rochas e minérios – são extraídos da terra, com cuidado e responsabilidade, refinados e transformados em fertilizantes.
Calcário, rejeitos de mineração e rejeitos de rochas ornamentais são utilizados no tratamento do solo.
O calcário é uma das rochas mais utilizadas como corretivo de solo, fornecendo cálcio e magnésio. Além de outras rochas e minerais, os rejeitos da mineração têm sido aproveitados como remineralizadores, fornecendo micronutrientes aos solos. Como exemplo também, podemos citar os rejeitos advindos de rochas ornamentais, sendo aplicados nos processos conhecidos como rochagem, ou pó de rocha.
Os fertilizantes são substâncias aplicadas no solo, que agem na nutrição, contribuindo para o aumento da produtividade, qualidade e sustentabilidade das culturas
A adubação correta do solo pode influenciar em até 60% a produtividade das lavouras. Além disso, o uso de fertilizantes permite recuperar pastos degradados – que liberam carbono na atmosfera, eliminando assim, os gases do efeito estufa.
Fertilizantes e Agrotóxicos são a mesma coisa
Os agrotóxicos, conhecidos também como defensivos agrícolas, são produtos químicos que visam a proteção de plantas contra o ataque e a infestação de doenças e pragas. A diferença entre fertilizantes e agrotóxicos é que o primeiro atua no solo, fornecendo nutrientes essenciais para o crescimento das lavouras, e o segundo, é utilizado para combater fungos, bactérias, vírus, insetos e pestes em geral.
Os três principais elementos para a produção dos fertilizantes são: nitrogênio, fósforo e potássio.
Fertilizantes são prejudiciais ao meio ambiente e à saúde
Fertilizantes somente serão os responsáveis diretos pela degradação do meio ambiente e problemas de saúde se forem utilizados de forma inadequada. Existem regras básicas, como o conceito 4C (fonte certa, dose certa, hora certa, local certo), que devem ser seguidas.
A maioria dos fertilizantes utilizados no Brasil é fabricado no país.
A produção de fertilizantes no Brasil é pequena frente à demanda do setor agrícola nacional. Aproximadamente 85% dos fertilizantes utilizados são importados. No cenário mundial, o Brasil tem posição de destaque, sendo o maior importador global e o quarto maior consumidor do insumo. Entre 2019 e 2020 os fertilizantes foram o segundo principal produto importado pelo país.
As principais reservas de recursos de agrominerais do Brasil estão em Minas Gerais e em Goiás
O Brasil possui reservas e recursos agrominerais em diversas regiões. Em Minas Gerais e Goiás ficam as principais operações de fosfato. A principal operação de potássio está no estado de Sergipe.
Sem os fertilizantes, mais pessoas passariam fome no mundo
Alimentos produzidos com a utilização dos fertilizantes corresponde a cerca de 50% da produção mundial, aumentando consideravelmente a disponibilidade de produtos alimentícios no mercado mundial, além de garantir maior segurança alimentar. A utilização de fertilizantes, corretivos do solo e defensivos agrícolas permite o maior controle da produção agrícola, favorecendo mais produtividade por hectare, e por consequência, maior oferta de alimentos.