Mineração no Brasil

Por anos a fio, um conjunto de mineradores históricos, importantes personagens da produção mineral nacional, investiu recursos financeiros, humanos e intangíveis para desbravar o Brasil e abrir caminho para um dos mais pujantes setores produtivos do país, capaz de prestar contribuição efetiva para a melhoria dos indicadores socioeconômicos da nação.

A mineração brasileira atual é resultado de uma evolução mais que natural da atividade extrativista e rudimentar do período nacional. Ao se transformar em indústria, em uma atividade empresarial portanto, passou a se exigir dos seus gestores o compromisso com a sustentabilidade das operações, de modo a refletir positivamente na sustentabilidade do país e do planeta.

É o caminho que a moderna indústria de mineração brasileira tem seguido com maior ênfase nas últimas décadas – tudo devidamente documentado e exposto com transparência à sociedade, de acordo com as melhores práticas mundiais de governança corporativa.

Ainda persiste no Brasil uma certa incompreensão por segmentos da sociedade sobre o papel relevante da mineração nos destinos dessa mesma sociedade. Os motivos são variados, porém, identificáveis, e convergem para aspectos como desinformação sobre a realidade do setor, sobre suas contribuições positivas para o conforto da vida moderna, para a economia, pela articulação produtiva com as cadeias industriais e com o agronegócio, entre tantos outros fatores.

O fato é que sem a disponibilidade de minérios, qualquer país tende à estagnação e a vida se torna automaticamente muito mais cara e difícil a seus habitantes.

O que se espera é que o Brasil conheça sua indústria mineral e passe a apoiá-la e a sentir orgulho de ser um país minerador por natureza e também por excelência, em razão da alta qualificação dos quadros que atuam em todas as etapas do processo minerador por meio de companhias de micro, pequeno, médio e grande porte.

Outras nações, como Austrália e Canadá, conseguiram progressos nessa aproximação com suas sociedades, ainda que também enfrentem problemas pontuais de conflitos, o que é característico de quase todas as atividades produtivas conhecidas. Afinal, não se produz nada sem causar algum impacto.

Deve buscar, sempre, minimizar tais reflexos externos com o mínimo de interferência no meio ambiente e na vida das pessoas, objetivando incessantemente a harmonia entre a produção, a natureza e a vida em sociedade.

Este Portal da Mineração existe para ajudar a desenvolver e a aproximar este conhecimento das pessoas. Conheça mais aspectos sobre a mineração nas próximas páginas.

Saiba Mais